11
2014
BRASIL – Ministros de Dilma vão ajudar a escolher candidato à presidência da Câmara.
Aloizio Mercadante e Ricardo Berzoini vão participar da reunião do PT para escolher o deputado petista que disputará a presidência da Casa contra Eduardo Cunha.
As negociações internas do Partido dos Trabalhadores para a disputa da presidência da Câmara dos Deputados vão contar com o apoio de dois ministros do governo Dilma Rousseff. A reunião da bancada petista na quinta-feira terá a participação dos titulares da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini. Ambos têm a missão de levar mensagens do Palácio do Planalto aos novos deputados e aos reeleitos, além de ajudar a escolher — e a reforçar — a candidatura de um dos três petistas cotados para a disputa contra o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), pela presidência da Casa.
Líder do PT na Câmara, o deputado federal Vicentinho (SP) espera anunciar, já na quinta-feira, o nome do escolhido pelo partido para concorrer à vaga. São cotados os petistas Marco Maia (RS), que atualmente é relator da CPMI da Petrobras; o vice-presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (SP); e o ex-líder do PT na Casa José Guimarães (CE). Dos três, o cearense é o que tem melhor trânsito com o Palácio do Planalto. Consolidou-se nos dois mandatos como deputado federal e conseguiu se desligar da imagem de ser apenas o irmão do ex-deputado José Genoíno (PT-SP), condenado no mensalão.
Presidente do PT, Rui Falcão também estará na reunião da bancada desta semana. Quem vencer a disputa interna terá de enfrentar Eduardo Cunha, que afirma estar disposto a brigar pela vaga. Ontem, Cunha foi mais incisivo. Disse que, se eleito, não será submisso ao Planalto. “Não sou candidato de oposição nem quero ser candidato de oposição, mas também não quero ser um candidato submisso ao governo. Quero apenas construir uma relação de respeito com o governo e com a oposição”, disse ao portal UOL.
Fonte: CB.