out
28
2014
28
2014
SOBRAL – Sepultado na tarde desta segunda feira, o último chefe cigano de Sobral.
Faleceu por volta das 22.00h da noite deste domingo (26) na Santa Casa de Misericórdia de Sobral de insuficiência múltipla aos 97 anos o ultimo chefe cigano da zona norte do Estado do Ceará, Valdemar Pires Cavalcante.
Nascido em 26 de maio de 1917 na cidade de Jequié no estado da Bahia, E casado Durcia Pires Cavalcante já falecida, o velho Calon, (Cigano) um dos últimos chefes de comunidade cigana existente no nordeste brasileiro por e ser um casal estéril Valdemar e Durcia, adotaram quarto (4) crianças que ciganas deixaram órfã, Osorio, Claudia, Conceição e Valdemar todos agora adultos.
Filho de uma família de nove irmãos, sendo três homens e seis mulheres e o mesmo era o mais velho dos três homens, todos tendo como Patriarca o casal cigano Antônio Pires Cavalcante e Jovelina Pires Cavalcante, todos proveniente do sertão baiano.
Coronel Valdemar, sempre gostava de relembrar, que ele e seu grupo chegaram à cidade de Sobral, em meados de junho de 1935, vindo da cidade baiana de Lagoinha, como a descriminação aos ciganos ainda existia os mesmo se arranchava em oiticicas no bairro Dom Expedito com á autorização do delegado de policia da princesa do norte ou de políticos como Chico Monte, o Juiz Dr. José Saboia, Paulo Lustosa e por ultimo no ano de 1974, fixou residência na travessa Arco Verde, antiga rua Maria Bevinda no bairro do Sumaré, graças á generosidade do prefeito de então da cidade de Sobral, José Parente Prado do qual gozava de grande amizade.
O corpo do ultimo chefe Calon (Cigano) Valdemar Pires Cavalcante foi velado por toda noite de ontem e hoje (27) em sua residência no endereço já citado, no bairro do Sumaré onde uma multidão de pessoas de todas as classes e autoridades vieiram dar o ultimo adeus á o velho chefe cigano, que era querido e respeitado por todos os calon (cigano) ou ganjon,(não cigano) que o conhecia. O sepultamento de Valdemar Pires Cavalcante aconteceu por volta das 16.00h da tarde desta segunda (27) no Cemitério Santa Marta na cidade de Sobral.
Fonte: Blog de Olho nos Fatos/Arteiro Ferreira.