16
2014
CEARÁ – TRE aprova envio ao TSE do pedido de Forças Armadas para o Ceará nas eleições deste 2º turno.
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou, em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (16), o encaminhamento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do pedido de envio de Forças Armadas ao Ceará para atuanção no 2º turno das eleições.
Agora, caberá ao TSE decidir se encaminha as tropas ao Estado para trabalharaem no próximo dia 26 de outubro. O ofício solicita o envio das tropas para atuação no dia 26 de outubro em cinco municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): Fortaleza,Caucaia, Maranguape, Pacatuba eMaracanaú.
Após a aprovação do encaminhamento do texo ao TSE, um advogado da coligação “Ceará de Todos”, do candidato ao Governo do Estado Eunício Oliveira (PMDB), interveio na sessão, pedindo para que fossem acrescentado alguns colégios eleitorais do Interior.
O procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado, afirmou que teria feito uma solicitação direta à Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) com relação à inclusão de municípios do Interior dentre os que receberiam as Forças Armadas no pleito.
Ele também afirmou que encaminhou à PGE o pedido para a inclusão do município de Itaitinga dentre os contemplados pelas tropas. A solicitação havia sido feita por membros do PROS, partido que integra a coligação “Para o Ceará Seguir Mudando“, do candidato a governador Camilo Santana (PT).
Governador já havia defendido atuação das forças federais
O governador Cid Gomes já havia dado parecer positivo à solicitação de atuação das Forças Armadas no Ceará. A posição dele foi comunicada oficialmente à presidente do TRE, Iracema do Vale, na última quarta-feira (15), em resposta ao pedido para que ele se manifestasse em relação à necessidade de envio de tropas federais para reforçar a segurança, conforme solicitação que havia sido feita pelo procurador regional eleitoral, Rômulo Conrado.
Fonte: Diário do Nordeste.