18
2014
CEARÁ – NOTA 10 | Samu passa a atender mais dez cidades do Ceará.
A população de Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Saboeiro e Quixelô contará, a partir de hoje, com os benefícios do Serviço Móvel de Urgência (Samu). O governo do Estado entregará nesta quinta feira(18) a sede do novo serviço de saúde cuja base ficará na cidade de Iguatu, localizada a cerca de 380 quilômetros de Fortaleza.
Os moradores desses dez municípios passam a contar, em casos de urgência, com uma ambulância avançada, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e mais cinco ambulâncias básicas. Com a implantação do Samu ness região, a população terá a segurança de um serviço 24 horas, de domingo a domingo, e até nos feriados. Contará com assistência de equipes multiprofissionais de saúde, formada por sete médicos, sete enfermeiros, dez técnicos de enfermagem e 15 condutores. Os profissionais são preparados pela Secretaria da Saúde do Estado, também responsável pelo pagamento dos salários de todos os profissionais e pela gestão do serviço. O prédio do Samu – Regional Iguatu foi cedido pela Prefeitura Municipal.
Socorro
O Samu presta socorro em qualquer lugar, em residências, locais de trabalho, vias públicas. Basta ligar para o 192. A ligação é gratuita. Quando o Samu recebe a ligação um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização da vítima, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e assim garante atendimento rápido, com menos riscos de sequelas e redução de óbitos graças ao socorro.
Fonte: O estado.ce