19
2014
BRASIL – Pesquisa Datafolha| Dilma 37% Marina 30% e Aécio 17%…
Candidata à reeleição, a presidente Dilma Rousseff chegou a 37% das intenções de votos na corrida ao Palácio do Planalto, de acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha, contratada pela TV Globo, e divulgada nessa quinta-feira(18). Marina tem 30% de apoio dos eleitores, enquanto o tucano Aécio Neves esboçou reação e chegou a 17%.
Há 15 dias, o cenário era de empate técnico entre Dilma e Marina. Hoje, a diferença é de sete pontos. Em termos de segundo turno, o quadro é de empate técnico: Marina tem 46%, e Dilma, 44%. A vantagem da candidata do PSB, no final de agosto, era de dez pontos (50% a 40%).
O crescimento de Marina fez o PT e o comando da candidatura de Dilma Rousseff cercá-la por denúncias, incertezas e críticas a postura adotada pela socialista. Marina sofreu um verdadeiro bombardeio de críticas e acusações dentro da propaganda eleitoral do rádio e da televisão de Dilma.
A pesquisa do Datafolha mostra, ainda, que diminui a diferença entre Marina e Aécio, que chegou a ser de 17 pontos e, hoje, é de 13 pontos. O tucano ainda acredita que irá conseguir crescer com o que chama de uma onda racional na reta final da campanha para chegar ao segundo turno.
Os dirigentes do PSB, porém, já contam como certa a presença de Marina Silva no segundo turno, cenário, também, considerado real entre as lideranças nacionais do PT e os coordenadores da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff.
O Instituto Datafolha ouviu 5.340 eleitores em 265 municípios, na quarta e quinta-feira. O registrou da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem o número BR-00665/2014.
Segundo, ainda, o Datafolha, no Nordeste, no Norte e no Sul, de forma isolada. No Centro-oeste, a petista está agora numericamente à frente de Marina. No Sudeste, tem menos pontos, mas numa situação de empate técnico.
Marina perdeu votos em diversos segmentos. Ela recuou 4 pontos no Sudeste, 4 entre as mulheres, 4 entre os católicos, 5 junto aos moradores de cidades médias (200 mil a 500 mil habitantes) e 6 entre os eleitores de 25 a 34 anos.
(Via Ceará Agora)