abr
13
2014
13
2014
SOBRAL – SECULT – Teatro de Rua:”Despedida de Palhaço” com apresentação neste domingo na Boulevard do Arco.
Postado por Bené Fernandes
Sem Comentários
A festa da galera dos Palhaços do Grupo Gaúcho Falos & Stercus, continua neste domingo, na Boulevard do Arco do Triunfo, a partir das 19hs. Quem não assistiu neste sábado, quando esteve sendo apresentado na Praça do Theatro São João, não perca hoje, é um espetáculo maravilhoso.
(Foto da apresentação deste sábado(12) na Praça do Theatro São João, em Sobral(CE).)
O ESPETÁCULO…
Cansados da condição de vida do artista brasileiro, os palhaços Sifú Carvalho e Piróca estão a ponto de desistir de sua arte e abrir mão daquilo que, durante anos, foi sua razão de existir. Decepcionados com a desvalorização de seu ofício no Brasil, eles acreditam que a única saída pra evitar a ruína é partir rumo à Europa, em busca do tão sonhado “éden cultural”. Seu meio de transporte é a Trakingonça, triciclo gigante criado pelo artista plástico e cenógrafo Luis Marasca. Na bagagem, levam apenas a esperança de ter seu trabalho reconhecido e desfrutar de algum prestígio em terras estrangeiras. Mas no caminho conhecerão um menino de rua que sonha entrar para o circo e embarcar com eles na aventura.
Uma comédia debochada que brinca com as mazelas de ser artista no Brasil e nos revela a fantástica busca por um pouco de esperança, Despedida de Palhaços, do Falos & Stercus, estreou em 2012 em Porto Alegre, e marca um retorno do grupo às origens, ao utilizar o teatro de rua como ferramenta de jogo direto com o público, surpreendendo-o em seus trajetos cotidianos e interagindo com a paisagem urbana.
Sobre o elenco e diretor
Fábio Cunha (Piróca) é um dos fundadores do grupo Falos & Stercus. É especializado em técnicas de rapel para cena, tendo estudado com Stephane Girard, no “Studio” de Marseille, França. Ministrou oficina de rapel cênico em Londres e em festivais de teatro pelo Brasil. Atuou em diversos espetáculos, entre eles “In Surto”, que estreou em 2001, no Hospital Psiquiátrico São Pedro. Atualmente além de se pendurar e fazer teatro, Fabio Cunha é Secretario Geral do SATEDRS.
Fábio Rangel (Sifú Carvalho) é um dos fundadores do grupo Falos & Stercus. Premiado com o Açorianos de Teatro/ Melhor Ator Coadjuvante pelo espetáculo “A Força do Hábito, atuou em 13 espetáculos apresentados em diversos estados brasileiros e países como Argentina, Portugal e Inglaterra. No cinema, dirigiu os curtas “Boa Sorte”, “Um circo em minha vida”, “Omelete”, e “27-Janela”. Destaca-se como um dos locutores mais atuantes do estado em publicidade.
Fredericco Restori (Garoto) praticamente nasceu no palco. Filho de Marcelo Restori, diretor do grupo, “Fred” desde muito cedo acompanhou a trajetória do Falos, participando de performances e dos espetáculos “Mithologias do Clã” e “Hybris”. Por este último foi indicado ao Prêmio Açorianos de Melhor Ator Coadjuvante em 2010. Fred também já atuou no cinema no longa “3 Efes” de Carlos Gerbase, nos curtas “Placebo”e “27 – Janela” e do clip da banda Pública “Casa Abandonada”.
Marcelo Restori é diretor do Falos & Stercus. Formado em 2006 na primeira turma da faculdade de cinema da PUCRS, na qual roteirizou e dirigiu, entre outros “A Porta”, “Perversa Afrodite” e “Placebo”, primeiro curta-metragem em 35mm da PUC. Iniciou em teatro no ano 1987 no extinto grupo teatral Pé-de-Palco. Em 1991, fundou com outros colegas o Falos & Stercus. De 1993 a 1998 passou pelo curso de Licenciatura em Artes Cênicas na UFRGS e, atualmente, é Diretor do Instituto Estadual de Artes Cênicas do Rio Grande do Sul.
O apoio deste espetáculo teatral é da Prefeitura de Sobral através da Secretaria de Cultura e Turismo, ECOA/Sobral, Petrobrás, Ministério da Cultura(Lei de Incentivo á Cultura – Governo Federal).
Serviço
Despedida de Palhaços
Dias 12 e 13 de abril em Sobral – Ceará
· 12 de abril: Praça do Theatro São João
· 13 de abril: Boulevard do Arco
Fonte: SECULT/Sobral