abr
28
2014
28
2014
SOBRAL – Médicos de Sobral recebem capacitação de Atendimento às Emergências.
Postado por Bené Fernandes
Sem Comentários
No período de 25 a 27 de abril, um grupo de médicos, envolvidos com a assistência de emergência receberam capacitação em Atendimento às Emergências. O evento aconteceu em salas de práticas do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Sobral, contando com a presença de professores e do Coordenador do Curso, Prof. Dr. Gerardo Cristino. A capacitação foi conduzida pela Drª Christina Bloem, médica emergencista no Brooklyn – Nova York/EUA, representante internacional da medicina de emergência e a Drª Ana Paula Freitas, médica emergencista do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, referência como preceptora da Residência de Medicina de Emergência do Rio Grande do Sul. O curso foi promovido pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Saboia (EFSFVS) de Sobral.
Conforme a diretora do Curso, Drª Christina Bloem, a capacitação realizada com os profissionais médicos e professores do Curso de Medicina da UFC de Sobral foi muito importante, pois trata-se de um treinamento específico voltado para médicos já formados e experientes, agregando mais conhecimento no que se refere o atendimento em emergência. “No Brasil, principalmente nos lugares mais afastados, existe uma carência de recursos humanos especializados na área médica no sistema de saúde como um todo, e, principalmente nas emergências. Por isso, é muito importante uma capacitação específica para estes profissionais, para que a população tenha um atendimento qualificado, haja vista que hoje no Brasil há uma nova realidade das vítimas de traumas e doenças crônicas”, explica a Drª Christina Bloem.
(Drª Christina Bloem durante capacitação em Sobral)
Além da melhoria do atendimento à população, a médica enfatiza o momento do treinamento como uma possibilidade de multiplicação deste conhecimento específico pelos médicos capacitados. “Os profissionais médicos, aqui capacitados, podem repassar este conhecimento, estimular o desenvolvimento de currículos de curso de capacitação em emergências para outros médicos”, ressalta a Drª Christina Bloem. A presença no Curso, de médicos especialistas de várias áreas, bem como de professores do Curso de Medicina da UFC de Sobral, é a prova do interesse dos profissionais pelo atendimento em emergências. “O Curso tem a participação de médicos com atuação na Emergência, mas também de médicos professores, e é focado não só na prática e na teoria, mas também nas evidências do atendimento em emergências”, destaca.
Especialidade
Ela fala, ainda, da especificidade do atendimento da emergência tendo em vista os profissionais envolvidos e a necessidade de capacitação. “O atendimento da emergência é diferente, em diferentes países, justamente pela falta de capacitação dos profissionais médicos em alguns lugares. Existem alguns países que têm capacitação específica voltada para as emergências. Assim como existem médicos treinados para cardiologia e outras especialidades, nos países que adotam o modelo, existem Residências Médicas para a Emergência, mas na grande maioria dos países do mundo não existe esse especialidade”, diz a médica. “Nas emergências é o ambiente em que se apresentam os pacientes em estado mais crítico, por isso é de extrema importância que o médico da Emergência tenha uma boa qualificação, para o bem do paciente que precise do serviço, bem como de toda equipe envolvida neste tipo de atendimento”, completa.
A diretora do Curso revela, ainda que a “Emergência é um local em que poucos médicos querem trabalhar, pois no Brasil não é um ambiente que é valorizado. É um ambiente que não tem a sua própria autoridade e quem acaba trabalhando nas emergências são profissionais médicos em início ou fim de carreira”. Na sua compreensão, é necessário que nas emergências o atendimento seja de uma resolutividade maior do que nas demais áreas de atendimento. “Não faz sentido que em um dos locais de maior concentração no hospital, que é a Emergência, onde a cada dia as pessoas procuram mais o serviço e acaba tendo uma superlotação, os médicos não tenham um conhecimento específico qualificado para um atendimento que, em qualquer decisão ou procedimento, vai implicar na vida ou na morte do paciente. Por isso é preciso que o médico emergencista tenha a mesma qualificação dispensada às outras especialidades”, destaca a Drª Christina Bloem.
Segundo a Drª Ana Paula Freitas(de pé), médica emergencista do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre, preceptora da Residência de Medicina de Emergência do Rio Grande do Sul, que juntamente com a Drª Christina Bloem, foi responsável pelos conteúdos práticos e teóricos do Curso, a cidade de Sobral parte na frente numa tendência da medicina que vem se destacando no Brasil. “O que está acontecendo em Sobral, com esta preocupação de uma qualificação específica para o médico emergencista, é uma tendência no Brasil. Em todo País há cada vez mais pessoas interessadas em desenvolver essa área específica do conhecimento médico, e aqui não é diferente. A nossa experiência de Porto Alegre, que há 20 anos tem essa formação em nível de Residência Médica, vem mostrando que existe esta necessidade em todo País. Foi em Porto Alegre que o SAMU foi criado, justamente com estes médicos especialistas no atendimento em emergências. Apesar de todo o avanço, aqueles que se determinam na especialidade de emergência são entusiastas, mas apesar de tudo se preocupam com o seu paciente e querem para ele o melhor, durante as primeiras horas do atendimento de grandes complicações”, explica a Drª Ana Paula Freitas.
Ainda conforme a Drª Ana Paula Freitas, há semelhanças, mas também muitas diferenças nas diversas realidades do atendimento da emergência no Brasil. “Em Sobral tem muita coisa igual a Porto Alegre, mas também existem muitas diferenças, são realidades distintas. Na Emergência o médico tem que saber o que está fazendo, tem que treinar, ter capacitação. Assim, o mais importante é, como em qualquer outra especialidade, estar preparado para quando o conhecimento e habilidades forem desafiados”, explica a médica, ressaltando que cursos como o que foi realizado em Sobral é apenas um pontapé inicial, um estímulo. “É o treinamento adequado do profissional médico que vai otimizar o atendimento do paciente na Emergência. É este conhecimento específico que vai garantir que ele possa encontrar o melhor caminho para quando se deparar com uma situação para a qual ele não foi preparado na Faculdade, pois muitos dos médicos emergencistas são recém formados”, finaliza.
Para os médicos que participaram do treinamento, o atendimento diário na emergência apresenta diferentes situações, com pacientes em estados críticos e complicações diversas, e uma capacitação específica possibilita o melhor entendimento de cada caso. “É importante para o nosso desempenho profissional esta capacitação voltada para as evidências do atendimento na emergência. Apesar de não ser um treinamento de longa duração, é um momento onde adquirimos conhecimento específicos da área, o que possibilitará incorporamos este conhecimento no nosso trabalho diário na Emergência”, explica o médico Cristovão Alves.
Marco
Já o Coordenador do Curso de Medicina da UFC, Sobral, Dr. Gerardo Cristino, que há mais de um ano, juntamente com uma equipe de médicos emergencistas de Sobral, entre eles as médicas Kessy Aquino e Cristina Fiúza, vem trabalhando para a realização do Curso de Atendimento às Emergências, o momento é um marco para medicina de emergência em Sobral. “Não é de agora o meu entendimento de que precisamos de médicos emergencistas com formação específica. E agora, depois de um ano preparando o Curso de Atendimento às Emergências, foi um prazer vê-lo realizado, tendo à frente a Drª Christina Bloem, médica emergencista referenciada, que vem Nova York (EUA), juntamente com a Drª Ana Paula Freitas, referência no atendimento em emergências em Porto Alegre (RS), trazendo toda a expertise nesta área para os nossos médicos que desenvolvem suas atividades em emergências e Sobral. Esta capacitação, em seu primeiro momento é um marco para a formação médica em emergência em Sobral, e terá continuidade no início do mês de maio”, disse o Coordenador do Curso de Medicina da UFC, em Sobral, prof. Dr. Gerardo Cristino.
Jornalista Responsável: Vanderley Moreira – 1641/CE