25
2014
CEARÁ – Preocupante!! 766 homicídios de janeiro a março de 2014 no Ceará. Média de 13 mortes ao dia.
A violência e a sensação de insegurança aumentam a cada dia em Fortaleza. Homicídios, latrocínios, assaltos e sequestros são constantes na segunda cidade mais perigosa do país, de acordo com da pesquisa da ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal.
O delegado-geral da Polícia Civil no Ceará, Andrade Júnior, admitiu surpresa com o elevado número de homicídios registrados de janeiro a março deste ano, totalizando 766 mortos. Em entrevista à Tribuna BandNews FM na manhã desta segunda-feira (24), afirmou que, no último semestre do ano passado, o estado apresentou queda no número de homicídios. “No início deste ano, notamos aumento do crime, principalmente referentes a homicídios. Sinceramente, não eram os números que esperávamos”.
Mesmo assim, Andrade Júnior comemora o aumento do índice de prisões no estado. De acordo com ele, o Ceará é, proporcionalmente, o estado que mais prende. “Tem sido feitas muitas prisões. Nosso sistema penitenciário está lotado por causa disso. Temos uma população carcerária com o número próximo à do Rio de Janeiro, com 28 mil e 31 mil bandidos presos, respectivamente”, afirma.
(Via Tribuna do Ceará)
O FIM DE SEMANA MAIS VIOLENTO…
O JORNAL O POVO chegou aos números acessando relatórios da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) publicados na Internet e ouvindo fontes da Perícia Forense do Ceará (Pefoce). Os 39 óbitos à bala fazem os últimos três dias mais violentos até do que o fim de semana do Carnaval, quando as mortes por arma de fogo foram 23 na Região.
Conforme O POVO mostrou em reportagem especial no último dia 17, armas de fogo foram os vetores de 83% das 772 mortes violentas do Ceará acontecidas entre janeiro e fevereiro deste ano.
(Via O Povo)