12
2014
CEARÁ – 5 Pérolas da Reginas Marshall(DN)…
A Colunista.
1. Só 71…
A piada do primeiro trimestre vai para o secretário Servilho Paiva. Leiam com atenção o que o titular da Segurança Pública disse: “O número de mortos, que alcançou a 71 neste Carnaval, não é preocupante”. Falou o que não devia. Primeiro, reconheceu que ação policial foi inoperante; segundo, ao invés de tranquilizar a população, passou a preocupá-la mais ainda. Na ótica do pernambucano que comanda todo o policiamento estadual, “preocupante” é se chegar a casa de uma centena…
Por muito menos, o governador Cid usou a caneta e defenestrou o ex-titular, Cel. Bezerra.
2. Futebol e Política
Sobre nota publicada na coluna de domingo, 9, deputado estadual Fernando Hugo explica que o PSDB é, para ele, tão importante quanto seu forte amor por clubes de futebol (Flamengo e Ceará Sporting Club). Ressalta que “no Ceará, terra do meu maior político-administrador Tasso Jereissati, por erros e/ou equívocos políticos, chegamos a esta situação falencial, estando o partido (PSDB) despossuído de quadros que possam fazê-lo ser competitivo”. Por fim, declarou que, deputado do 6º mandato consecutivo, para sobrevivência político-pessoal, teve de buscar o recém-criado Solidariedade, “sem jamais em minhas participações frisar quão grande, brioso e vitorioso foi e é o PSDB do meu candidato Aécio Neves”.
3. DECEPÇÃO
O PT entrou em desespero quando viu o resultado de pesquisa encomendada para observar o humor do eleitor em Brasília para as eleições deste ano. Das três mil pessoas ouvidas, foi constatado que o senador Aécio Neves lidera as intenções de voto no Distrito Federal em 22,9%. A presidente Dilma Rousseff, em segundo lugar, teve a preferência de 21,7% dos entrevistados. Já 8,7% escolheriam o socialista Eduardo Campos, que ficou com a terceira colocação. A decepção entre os petistas foi grande, já que pensavam estar disparados na liderança nacional. A ponto de o presidente nacional do partido, Rui Falcão, convocar logo uma reunião com a bancada federal e local do PT para tentar reverter o quadro.
4. Salário Mínimo
Ministro da Fazenda, Guido Mantega, admitiu que o governo pretende mudar a política de reajuste do Salário Mínimo. O valor é corrigido anualmente de acordo com a inflação e com a média do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A expectativa era de que o modelo atual fosse prorrogado até 2019. Agora, vamos ver se empregadores e trabalhadores saem ganhando nessa ou vai sobrar para um deles.
5. Preocupações de Lula
O candidato do PT ao governo de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e mais três deputados que estiveram reunidos com Lula, em conversa que durou cerca de cinco horas, ouviram do ex-presidente a sua preocupação com os embates entre o Planalto e a base governista. Um dos deputados presentes relatou ter Lula ponderado que os parlamentares maltratados pelo governo são cabos eleitorais essenciais. O ex-presidente teria lamentado também o fato de Dilma Rousseff ter se afastado do PT e a imagem que ela cultivou de não gostar de política. Por essas e outras é que cinco caciques do PT na Câmara Federal calculam em pelo menos 40% os deputados do partido que simpatizam com o “Volta Lula”. A bancada da legenda tem 87 deputados federais.
Regina Marshall é Colunista do Diário do Nordeste.