4
2014
CEARÁ – Preocupante!! Cinco municípios têm casos suspeitos de sarampo.
O Ceará tem cinco municípios com casos “fortemente suspeitos” de sarampo, segundo o último boletim da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado neste fim de semana.
Os casos estão sendo investigados em Maracanaú, Maranguape (ambos na Região Metropolitana de Fortaleza); Beberibe (Litoral Leste); Jaguaribe (Vale Jaguaribano) e Uruburetama (Região Norte). A Capital é a única cidade com casos confirmados da doença (onze, ao todo).
De acordo ainda com o boletim da Sesa, entre os 11 casos confirmados na Capital, seis referem-se a bebês menores de um ano de idade, portanto, não vacinados.
Entre as estratégias de ações desenvolvidas para enfrentamento do sarampo, a Sesa informa que realiza campanha de vacinação indiscriminada para crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos em Fortaleza, Região Metropolitana e municípios com casos fortemente suspeitos da doença.
Além disso, cerca de 1.200 profissionais de saúde de diversas áreas receberam treinamento sobre aspectos epidemiológicos, diagnóstico clínico e laboratorial do sarampo e estratégias de imunização.
Diferente do que O POVO publicou no último sábado, Caucaia e São Gonçalo do Amarante não têm casos fortemente suspeitos de sarampo, conforme boletim da Sesa. Ao todo, o Ceará tem 55 ocorrências suspeitas de sarampo.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A vacina contra o sarampo é a medida preventiva mais eficaz contra a doença.
O Povo Online