7
2014
SOBRAL – Diretor do SAAE diz que “aumento na tabela de preços foi necessário”. Veja as principais realizações do SAAE em 2013.
Recebi para uma entrevista no Programa Alô, Alô Zona Norte, da Rádio Tupinambá AM de Sobral, o Diretor Administrativo do SAAE, silvestre Coelho, que foi explicar a situação do aumento de mais de 14% na tabela de cobrança dos serviços prestados pelo SAAE de Sobral. Vários ouvintes ligaram para participar e fazer perguntas ao Diretor Silvestre Coelho.
DA ENTREVISTA…
Sobre o percentual de 14% de aumento, feito através de um Decreto Lei do Prefeito Veveu, sem passar pelo Legislativo, o Diretor do SAAE disse que foi uma medida acertada, haja visto que a situação financeira da entidade passar por uma situação de “aperreio”, dando apenas para “empatar” no quesito receita e despesas.
Com relação a cobrança de 50% na taxa de Esgoto, Silvestre disse que Sobral está na lista das cidades que cobra esse imposto mais barato no Brasil, citando a Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, que cobra cerca de 80% de taxa esgoto e a maioria das cidades do Brasil pratica o mesmo percentual.
Entre os ouvintes que ligaram, vários problemas tidos com pontuais foram anotados pelo Diretor do SAAE, que prometeu encaminhar os pedidos para as providências cabíveis.
Silvestre Coelho deixou conosco uma lista de realizações feitas em 2013 pelo SAAE de Sobral. Confira:
1. Aquisição de 04 ETA’s Compactas de Ciclo Completo, que já estão em pleno funcionamento;
2. Elaboração de Termos de Referência para Contratação de empresa para substituição de Hidrômetros;
3. Aquisição de 04 Macromedidores Eletromagnéticos – 02 para ETA Sumaré e 02 para a ETA Dom Expedito. A instalação desses equipamentos está previsto para Janeiro de 2014;
4. Aquisição de veículos tipo: passeio e motocicletas – Já entregues.
5. Elaboração de Plano de Trabalho que torne possível adquirir recurso para elaboração do Plano Diretor do Saneamento para o SAAE. Recurso previsto no MAPP – valor de R$ 1.200.000,00
6. Aquisição de 23 mil hidrômetros e 18 mil caixas de proteção;
7. Realização de Concurso Público – Aguardando homologação do resultado;
8. Convênios dos Estagiários e Albergados – O SAAE está fechando um convênio com o IFCE, para contratação de estagiários na área de saneamento para prestar serviços nas Estações de Tratamento de Água de Sobral. Com relação aos Albergados, a Justiça fez uma proposta ao SAAE que foi devidamente analisada pelo setor jurídico do SAAE, com parecer já enviado
9. Contratação da empresa SESI/SENAI para realizar treinamento para os novos funcionários – Aguardando respostas.
10. Crianção da Equipe de Controle de Qualidade de Água Produzida e Distribuída;
11. Preparação de Plano Emergencial para período de Enxurradas;
12. Alocação de recursos no valor de R$ 30 milhões para construção de uma nova Estação de Tratamento de Água. O recurso conseguido através do Deputado Federal Padre ZÉ LINHARES (PP)
Fonte: Sobral Agora.
Concomitantemente ao aumento da tarifa, o SAAE deveria mobilizar a população consumidora, para dar conhecimento sobre a qualidade da água que consome e paga muito cara. como também , mostrar in loco à população como é processado o beneficiamento do esgoto.