13
2014
MUNDO – Futebol: Cristiano Ronaldo supera Messi e Ribéry e leva prêmio Bola de Ouro da Fifa.
ZURIQUE – Era para ser apenas mais uma festa. Mas o evento de gala da Fifa hoje também foi palco de acusações. A Fifa deu o prêmio de melhor jogador do mundo para o português Cristiano Ronaldo, o primeiro atleta a sair com um troféu individual sem ter levado seu clube a sequer um título durante o ano. O português superou Franck Ribéry e Lionel Messi.
A decisão causou um profundo desconforto dos alemães, que acusam o processo de ter sido manipulado para favorecer o atacante do Real Madrid. Neste ano, pela primeira vez na história do prêmio, a Fifa ampliou o prazo de eleição, justamente para permitir que os jogos da repescagem das Eliminatórias para a Copa do Mundo pudessem também ser avaliados. Ronaldo levou Portugal para o Mundial com uma atuação de gala e que causou um impacto mundial.
O GOL MAIS BONITO…
Um gol de bicicleta, de fora de área, de cobertura, nos acréscimos do segundo tempo, não poderia deixar de ganhar o Prêmio Puskas de gol mais bonito do ano de 2013 – apesar de ter sido marcado em 2012. Assim, a premiação dada pela Fifa nesta segunda-feira, em Zurique, acabou nas mãos do sueco Ibrahimovic, maior ausência na lista tríplice de melhor jogador do ano passado.
O gol premiado foi marcado em 14 de novembro de 2012, exatamente no dia em que a Fifa divulgou a lista dos 10 gols mais bonitos daquele ano. Por isso, entrou na lista de premiação de 2013, como grande favorito.
No lance, na Friends Arena, em Estocolmo, o goleiro inglês Hart saiu mal do gol, de cabeça, fora da área, Ibrahimovic virou uma linda bicicleta, pegou em cheio na bola, e mandou direto para as redes. Era o quarto gol da vitória sueca por 4 a 2 sobre a Inglaterra, em amistoso.
Fonte: ESTADÃO.