16
2014
BRASIL – “Rolezinhos” apavoram Shopping Centers e se espalham pelo país.
A onda de encontro de jovens em shopping centers, os chamados ‘rolezinhos’, se espalhou pelo país. Há eventos programados a partir deste fim de semana em todas as regiões do Brasil.
Além de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, que também têm encontros deste tipo marcados, há pelo menos 11 mobilizações previstas em outras nove outras capitais até o início de fevereiro. Até a tarde desta quarta-feira (15), os ‘rolezinhos’ mobilizavam mais de 3.200 jovens.
Alguns organizadores ouvidos pela Folha não quiseram se identificar e assumiram um discurso de luta contra “a desigualdade social” e “solidariedade aos pobres”.
O maior evento até agora está previsto para o próximo dia 25, no RioMar Shopping, no Recife, onde mais de 670 internautas “confirmaram” presença. O ato pode ser antecipado para este fim de semana.
O organizador do evento, que se identificou apenas como Erick, 23, só aceitou falar com a Folha pelo Facebook para não ser identificado. Natural de São Paulo, ele mora em Pernambuco, trabalha –mas não quis dizer com o quê– e participou de dois protestos de rua no Recife no ano passado.
Apesar de afirmar temer baderneiros no ato que criou, “apoia” os grupos Black Bloc e Anonymous.
A Associação de Shoppings de Pernambuco informou que vai dobrar o número de seguranças nos centros de compras nos dias de manifestações e estuda tomar medidas judiciais para impedir os ‘rolezinhos’. A Polícia Militar de Pernambuco não informou como agiria.
Fonte: Folha.com