jan
20
2014

BRASIL – Ex-vereador condenado por “bater carteira” de funcionário da Câmara Municipal.

O ex-vereador da cidade de Marataízes(ES), Venceslau Tinoco Serafim (PP), o Ceslau, foi condenado pela Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) por furtar a carteira de um ex-servidor da Câmara dentro da Casa Legislativa. De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPES), Ceslau “bateu a carteira” enquanto dava um abraço na vítima. 

A BOA LADRÃO

Na época do crime, em 2011, o progressista ainda era vereador e o funcionário também exercia suas funções. “O denunciado e a vítima, após uma discussão na Câmara, se abraçaram, numa demonstração de reatarem a amizade, momento em que, sorrateiramente, o acusado subtraiu do ofendido a carteira, que se encontrava em seu bolso”, diz a denúncia.

Depois, o genro do ex-parlamentar, que disse ter sido orientado por Ceslau, cobrou o “resgate” da carteira. Por R$ 200, ele devolveria o objeto furtado. Para acertar o pagamento, o genro do ex-vereador ligou para a vítima e combinou um local para trocar a carteira pelo dinheiro, mas o funcionário foi acompanhado por policiais civis, que prenderam o rapaz.
 
O genro do ex-vereador acabou não sendo denunciado pelo MPES, mas em depoimento contou que foi Ceslau quem lhe entregou a carteira e pediu para que cobrasse para devolvê-la. O funcionário obteve o objeto furtado de volta, mas sem R$ 170 que estavam dentro da carteira.

Provas

Por falta de provas, o ex-vereador foi absolvido pela Vara Criminal de Marataízes, mas no julgamento no TJES o resultado foi diferente.

O relator do caso, desembargador substituto Getúlio Marcos Pereira Neves, chegou a seguir o entendimento do juiz de primeiro grau, mas o revisor, desembargador Adalto Dias Tristão, considerou que os depoimentos das testemunhas são suficientes para configurar o crime. Na decisão, Tristão escreve que Ceslau demonstrou “total desprezo” pelo Legislativo.

“É de se presumir que as relações entre parlamentares de um Poder Legislativo Municipal sejam ladeadas pelo mais elevado grau de decoro e urbanidade entre os seus pares. Contudo, ficou demonstrado o total desprezo não só pelo colega de trabalho, como também pela instituição legislativa”. Tristão diz ainda que Ceslau fez “tudo que não se espera de um parlamentar”.

O desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama concordou com Tristão. A pena a que o ex-vereador foi condenado, de três anos de reclusão, foi revertida em prestação de serviços e doação de cestas básicas. A decisão foi publicada no último dia 18.

A reportagem tentou, sem sucesso, contato com o advogado de Ceslau para saber se ele pretende recorrer da decisão.

Fonte: A Gazeta.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

janeiro 2014
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031