1
2013
OPINIÃO – Sobral: A nossa juventude está no mundo do Crime. E o que fazem as nossas”autoridades?”
As Autoridades de Sobral abriram a “guarda e a droga dominou a cidade”. Aqui acabou-se: SOS Criança e Adolescente, Projeto Sentinela, o Conselho Tutelar permanece atendendo preso as suas estruturas e sem qualquer retaguarda. Estive como Conselheiro, passei seis anos da minha vida dedicado ao Conselho Tutelar, que se desdobrava nas Escolas dando palestras, atendendo famílias, visitando famílias, fazendo acompanhamento domiciliar, vendo como estão os meninos no desempenho escolar, lutando contra a evasão escolar. Ressaltar que nós tínhamos o respaldo do Poder Judiciário, na época do Diretor do Fórum Dr. José Sabóia, Dr. Raimundo Nonato. Sem contar que tínhamos também o apoio do Prefeito, na época Cid Gomes, que através da Secretaria de Ação Social, atendia toda a demanda solicitada pelo CT.
Soube que a realidade do CT hoje é outra, não lhe dão o devido valor, e acho que por conta disso, principalmente pela falta da “retaguarda para os trabalhos ali desenvolvidos”, os nossos jovens estão feitos “robôs”, caminhando para o NADA, sem perceptivas, e no rumo certo das drogas. Atualmente é normal encontrar nas várias “gangues” existentes nos bairros de Sobral, crianças e adolescentes, com idades que variam de 12 a 17 anos, e isso é um grande desafio a ser enfrentado e MUDADO.
“Lugar de crianças e jovens é na ESCOLA”, esse slogan ajudou bastante nos trabalhos, mas atualmente desapareceu…Criaram-se outros nomes que acima de tudo visa não mais o “menino”, mas a “verba” que cada Estado deve receber. Essa IDADE CERTA é uma comédia. Coloca-se o menino (a) numa série de acordo com a idade, atropelando as etapas que o mesmo não pode vivenciar. Estamos produzindo alunos “decorebas?”(É o novo!!), mas isso rende dinheiro, isso pode ser “financiado”, é o que importa.
Desculpem a minha sinceridade, mas acho que as Autoridades Judiciária e o Poder Público não estão nem ai para o que acontecer com nossos jovens e crianças, e as conseqüências disso estão nas ruas. É comum encontrar meninos (a) cheirando cola, todo sujo, pedindo “esmolas” para alimentar seu vício. O palco dessa cena é o “BECCO DO COTOVELO”, coração do centro de Sobral, onde os nossos Juízes, Promotores de Justiça e o Prefeito, só aparecem quando têm um evento no Show do IVAN FROTA.
Entre os meninos (a) prevalece a LEI DO MAIS FORTE. É comum encontrar alguns com olhos “rôxo”, depois de levarem “péia” dos mais velhos, com marca de cortes pelo corpo, e sempre com um vidrinho cheio de cola escondido no calção ou mesmo na camisa. Nada disso é proibido. Não aparece ninguém dos órgãos que deveria cuidar desses, para perguntar alguma coisa. Eles transitam entre nós, como se NADA estivesse acontecendo.
E nós esperamos que ELES MUDASSEM DE VIDA. Quem sejam CRIANÇAS E ADOLESCENTES comportados, que não estejam nessa VIDA CRIMINOSA. FALA SÉRIO…
A sociedade já paga a mordomia das autoridades, financia os seus projetos, portanto cabe-lhes fazerem a sua parte. Estamos de Olho!!…
Por: Bené Fernandes.
Fonte: Sobral Agora.
Caro amigo Bane Fernandes estamos trabalhando sem a quem encaminhar esse meninos que estão usando drogas na ruas de Sobral.pois no mês de agosto ou setembro o prefeito de Sobral disse em um seminário sobre drogas juntos com secretária do estado Sr. Socorro França estaria implementando uma comissão sobra droga município,para trata sobre a Crianças e Adolescentes que vivi na ruas de Sobral.para que possa fazer um tratamentos e poder sair das drogas e volta a sociedade sem nenhum problema a sua família,o conselho tutelar está esperando esse momento para que possamos encaminhar esse meninos e adolescentes juntos ao judiciário par o tratamento mias cabíveis.então o conselho não tem nenhum recurso para atender esse Crianças e Adolescentes,trabalhamos limitado pois tudo dificultar o nosso trabalho.espero que possa ter ajudado um pouco sobre nossa tarefa tão arda mais muito prazerosa pois foi assim que meu pai deixou para mim..um grande abraço estamos nessa luta companheiro…
Perfeito! Não precisa tirar ou acrescentar uma virgula… Não me surpreende esse seu artigo, pois, conheço e acredito na sua capacidade e AMOR por nossos jovens! Parabéns!
Contem conosco. Sei do esforço de vocês, fazem o que deve e podem fazer. Lamentável que atualmente o poder público não os valorize como merecem e veham a lhes dar o suporte necessário para o bom trabalho desse maravilhoso Conselho Tutelar.