13
2013
JUAZEIRO DO NORTE – Ativistas jogam lixo no plenário da Câmara Municipal.
Juazeiro do Norte. Quatro manifestantes invadiram as galerias da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, no início da tarde de ontem. Com duas sacolas de lixo em cada uma das mãos, os manifestantes gritavam palavras de ordem: “lixo para o lixo”, enquanto rasgavam as sacolas e derramavam seus conteúdos no chão do plenário.
A ação foi deflagrada momentos após a abertura da sessão, quando alguns vereadores solicitavam da Mesa Diretora a antecipação do anúncio do período de recesso parlamentar, como forma de minimizar as críticas que a Casa vem recebendo, depois que o Legislativo decidiu manter o mandato do ex-presidente da Câmara, Antônio de Lunga (PSC), impedido de exercer a função da vereança por determinação judicial.
Sessão encerrada
Para os manifestantes, o lixo representava a forma como os vereadores vinham se comportando diante de denúncias de corrupção, mau uso do erário público e acordos supostamente firmados para garantir a manutenção do mandato de Antônio de Lunga. Com o mau cheiro exalado pelo lixo, o presidente interino, Darlan Lobo (PMDB), acabou sendo obrigado a encerrar a sessão sem que as discussões das matérias estabelecidas na pauta tivessem acontecido. Parlamentares chegaram a solicitar que o presidente determinasse a prisão dos manifestantes. O parlamentar, no entanto, disse que recebia o gesto como uma manifestação popular e não como um ato de vandalismo.
Fonte: Diário do Nordeste.