9
2013
CEARÁ – Absurdo: Denuncia de trabalhadores vendendo Cisternas doadas pelo Governo por R$ 500,00.
No Interior do Ceará, agricultores beneficiados com cisternas de polietileno do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água (Água para Todos) estão comercializando as unidades fornecidas pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Pelo menos duas denúncias foram comprovadas, nesta quarta-feira (4), na área rural de Quixelô, na região Centro-Sul do Ceará.
O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, acompanhou pessoalmente a comprovação da denúncia encaminhada pelo Comitê Gestor Municipal do Programa Água para Todos e pelo Ministério Público Estadual (MPE), e a busca e apreensão de duas cisternas de polietileno, na localidade rural de Barroso I, por determinação do titular da Pasta, Nelson Martins.
O caso foi lamentado por Antônio Amorim. “É incompreensível que beneficiados façam a venda das cisternas e um empresário decida comprar” – “Não vamos tolerar esse tipo de comportamento”. Amorim informou que outras acusações estão sendo apuradas pelo Estado. O titular da SDA, Nelson Martins, disse que assim que recebeu a denúncia solicitou a apuração imediata do caso e comunicou o fato às autoridades. “É um caso grave e agimos rápido para que fique o exemplo e outros beneficiados não façam o mesmo. Já comuniquei por ofício ao secretário de Segurança Pública, ao procurador Federal e à Polícia Federal, que deve abrir inquérito”.
O representante do MPE, promotor de Justiça Leydomar Nunes Pereira, considerou a venda das cisternas como fato preocupante. “É um ato gravíssimo e irresponsável por parte de quem vendeu e comprou. Diante da situação de seca, a aquisição das unidades para fins diversos exige uma apuração rigorosa com ação criminal e civil”.