18
2013
SOBRAL – Camelôs de Sobral serão cadastrados e treinados para melhor atender a população.
A Secretária de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente, Gizella Gomes, reuniu-se na última quarta-feira, 13, com os camelôs de Sobral para apresentação de um projeto de Lei, de autoria do vereador Estevão Filho(PP), para a regularização da atividade. O objetivo da reunião, que aconteceu no Auditório da Prefeitura, foi ouvir os camelôs e fazer os ajustes necessários para a aprovação da Lei. O Vereador estevão Filho, disse que o Projeto de Lei visa beneficiar a categoria garantindo direitos e conscientizando de seu dever.
A Seurb a partir desta segunda-feira, 18, até sexta-feira, 29, deste mês, começará o cadastramento dos camelôs e um estudo para avaliar quais os locais que serão permitidos a atividade. A secretária, Gizella Gomes, afirmou que “os camelôs que estiverem exercendo a atividade em lugares não autorizados serão reconduzidos a um outro espaço que seja adequado sem prejuízos ao fluxo de pessoas ou às vendas. Temos que garantir a desobstrução do espaço público para evitar acidentes”.
A secretária afirmou ainda que “a partir do cadastramento será realizada a qualificação dos profissionais para a realização de cursos com o Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária e o encaminhamento à Secretaria de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE) e ao Sebrae para a inclusão no programa Empreendedor Individual que garante direito ao INSS, Licença Maternidade, Férias, entre outros” finalizou. O projeto prever a utilização de batas e crachás.
O camelô, Ivo Ferreira, que exerce a função há mais de 10 anos, disse que “o projeto irá beneficiar a categoria, mas que gostaria que fosse garantido também o seu espaço para a atividade”.
Estiveram presentes à reunião os vereadores Estevão Filho, autor do projeto, Gegê Romão e Gilmar Bastos, a Secretária de Urbanismo Gizella Gomes e camelôs.
(Via Blog de Sobral)