19
2013
OPNIÃO – “Aplausos para quem de fato, cumpre a Lei”. (Chico Vigilante *).
Eu que venho denunciando desde o dia de ontem (17) a ilegalidade cometida pelo juiz, Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), hoje, faço uma avaliação concreta de comportamento entre um juiz concursado e um juiz nomeado: o doutor Ademar Vasconcelos, titular da Vara de Execuções Criminais, juiz concursado, apresenta conduta completamente diferenciada da do senhor Joaquim Barbosa.
O juiz concursado, doutor Ademar, prima por cumprir a lei e o que determina a Constituição Federal; o nomeado, Joaquim Barbosa, por descumprir a lei e desrespeitar a Constituição Federal, neste caso específico da prisão dos condenados na Ação Penal 470.
O doutor Ademar tem razão de exigir a carta de encaminhamento dos presos ao Sistema Prisional. Isso está na lei e deve ser cumprido. É obrigação do magistrado, sob pena de qualquer autoridade sair por aí prendendo cidadãos que bem entender e encaminhar à Papuda.
O papel do juiz julgador cessa na hora em que é expedida a sentença. O papel do executor, na hora em que é emitida a sentença. Isso o juiz nomeado não sabe. Sabe?
Por isso, para quem está criticando a minha postura, argumentando que estou advogando o direito dos meus companheiros presos, apenas porque eles são do meu partido, o PT, eu afirmo: defendo o Estado de Direito, a Democracia. Sou contrário à barbárie, porque nela, todos nós estamos sujeitos à vontade de alguns poucos tiranos.
Aplaudo, portanto, o doutor Ademar Vasconcelos, um juiz cumpridor da lei como ela assim se determina. E estendo o meu aplauso, de pé, de forma entusiástica, a todos os magistrados, também cumpridores da lei. E que eles se levantem contra a tirania de determinados juízes nomeados, autoritários e donos da lei e do Direito.
(Fonte: Br 247)
Veja alguns comentários colocados sobre essa matéria e divulgados pelo site Br 247.
- Eugênio José Alati 19.11.2013 às 11:34Seria bom para o País se os petistas fossem fieis à Pátria quanto o são pelo o PT! Eugênio José Alati 19/11/2013.
- Jacomini 19.11.2013 às 10:03
O Barbosa nunca foi juiz; é promotor-procurador. Nunca trabalhou. Passou a vida estudando no Brasil e no exterior à custa do erário. Não tem perfil de magistrado. Relatou o mensalão nada base do control C control V. Não passa de um autoritário no uso abusivo do poder da magistratura suprema.
-
Fred Souza 19.11.2013 às 09:31
Gosto muito do Lula, mas colocar Joaquim Barbosa no STF por causa da cor, foi a pior merda que ele fez.
- Gerrie 19.11.2013 às 07:39
Por que ninguém defende as condições carcerárias dos pobres presos comuns? Estah mais do que confirmado: no Brasil há provilegios carcerários par os colarinhos brancos quando raramente vão para o xadrez. Uma VERGONHA esse PT. A ganância por dinheiro e poder acabou com o Partido
- INDIGNADO 19.11.2013 às 00:33
-
A JUSTIÇA NÃO DEVE PROTEGER NINGUEM INDEPENDENTE DE SUA ETNIA, CLASSE SOCIAL OU PARTIDO POLÍTICO. ENQUANTO O MENSALAO DO PSDB (QUE É MAIS ANTIGO DO QUE O DO PT) NAO FOR JULGADO, O QUE TEREMOS É SIM UM JULGAMENTO POLÍTICO. O NOSSO MODELO DE JUSTIÇA NÃO PODE SER SELETIVO OU RELATIVO, CASO CONTRÁRIO SERÁ UM CORRUPTO MAIS CORRUPTO DO QUE AQUELE QUE CORROMPE, QUEM PENSA E PROPAGA ISSO.
- MMS 19.11.2013 às 00:02
Acompanho a sua vida parlamentar desde 1998, época em que Cristovam Buarque foi governador. Sempre integro, leal, companheiro e honesto. Você fez muito por Ceilandia. Acredito que vc fez o certo, indgnar-se por uma arbitrariedade da justiça, nem animais são tratados da forma que os presos foram confinados. Parabéns pela atitude e esse bondoso coração.
* Chico Vigilante é Deputado Distrital do PT em Brasilia-DF.
Postado por Sobral Agora.