15
2013
BRASIL – Rede, Arena, Dempro e PLB estão na fila do TSE para obtenção de registro.
Jornal GGN – A Rede Sustentabilidade, encabeçada por Marina Silva, retomará a coleta de assinaturas na próxima semana, após ter o registro negado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ficando impossibilitado de participar das eleições de 2014, o que obrigou a ex-senadora migrar para o PSB (Partido Socialista Brasileiro).
A Justiça Eleitoral aprovou entre o final de setembro e o início de outubro, a criação de dois partidos – Solidariedade e PROS, atingindo a marca de 32 agremiações aptas a disputar as eleições de 2014.
Apesar do cenário de inchaço representativo e com novas restrições aprovadas pelo Senado, pelo menos quatro siglas trabalham para ter o registro autorizado pelo TSE até o próximo ano.
Na fila estão a Rede Sustentabilidade, a Aliança Renovadora Nacional (Arena), o Partido Democrata Progressista (Dempro) e o Partido Liberal Brasileiro (PLB). Destes quatro, apenas a Rede chegou a ter o pedido analisado pelos ministros da corte eleitoral. Os outros ainda estão atrás dos apoios para cumprir as exigências previstas em lei.
Rede
No último domingo (13), integrantes da Rede decidiram retomar a coleta de assinaturas para legalização do partido, além de optarem em não compor a Executiva do PSB, partido em que Marina Silva deve sair como vice de Eduardo Campos na disputa eleitoral para presidente da República, em 2014.
Fonte: Luiz Nassif.