22
2013
BRASIL – Dilma: leilão de Libra é marco histórico ‘bem diferente da privatização’.
A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou na noite desta segunda-feira(21), em pronunciamento de rádio e televisão, que o leilão do Campo de Libra representa um “marco” na história do Brasil e que os recursos que o Estado brasileiro receberá nos próximos 35 anos podem provocar uma revolução “benéfica e transformadora”. Dilma rebateu ainda ataques sobre o regime de partilha e disse que o modelo “é bem diferente da privatização”.
“O modelo de partilha que nós construímos significa uma grande conquista para o nosso País. Com ele, estamos garantindo o equilíbrio justo entre os interesses do Estado brasileiro e os lucros da Petrobras e das empresas parceiras. Trata-se de uma parceria em que todos sairão ganhando. Pelos resultados do leilão, 85% de toda a renda a ser produzida no campo de Libra vão pertencer ao Estado brasileiro e à Petrobras. Isso é bem diferente de privatização”, disse a presidente.
Dilma ressaltou que as empresas Shell Brasil, a francesa Total e as chinesas CNPC e CNOOC também serão beneficiadas pelo modelo de partilha. “As empresas privadas parceiras também serão beneficiadas, pois, ao produzir essa riqueza, vão obter lucros significativos, compatíveis com o risco assumido e com os investimentos que estarão realizando. Não podia ser diferente. As empresas petroleiras são parceiras que buscam investir no País, gerar empregos e renda e, naturalmente, obter lucros com esses investimentos. O Brasil é e continuará sendo um país aberto ao investimento nacional e estrangeiro. Que respeita contratos e que preserva sua soberania”, salientou.
Fonte: Terra.