10
2013
SOBRAL- Prefeitura lança programa para reduzir mortalidade de bebês.
O Prefeitura de Sobral lançou um programa pioneiro para combater a mortalidade infantil. O Projeto Koala de combate à mortalidade materna e infantil deve atender a domicílio crianças prematuras abaixo de dois quilos. Neste ano, 50% dos óbitos ocorreram com prematuros e submetidos à internação hospitalar, inclusive em Unidades de Terapias Intensivas (UTI) neonatais.
A redução planejada tem como parâmetro o índice de internação de crianças de recém nascidas e que há a necessidade de internação até a obtenção da alta. Foi verificado que muitas crianças que nascem prematuras, morrem antes mesmo de sair do hospital.
Como existem evidências de que o bebê junto da mãe aumenta a chance de sucesso na amamentação e diminui o risco de infecção, serão dadas condições às famílias para que possam cuidar do seu bebê em casa, o mais cedo possível. O projeto foi lançado na dia 5 deste mês, pelo prefeito Veveu Arruda e contando com coordenadores da Secretaria de Saúde.
De acordo com a consultora da Secretaria Municipal de Saúde na área Materno Infantil, a pediatra Ana Cecília Sucupira, há um registro de número elevado de prematuros e esses são maioria entre os óbitos de criança menor de um ano. “Dos óbitos de crianças nessa faixa etária, quase 80% é de bebês prematuros. Eles são de alto risco, frágeis, com muitos problemas pra sobreviver”, explica.
A longa permanência da criança prematura no hospital aumenta o risco de uma infecção hospitalar. “É relevante a quantidade de óbitos por infecção hospitalar entre eles” ressalta a consultora. “A ideia central é dar alta o mais precocemente possível e acompanhar. Como são bebês de risco, esse acompanhamento deve ser feito de maneira ainda mais rigorosamente”.
Juntos
Ana Cecília explica porque escolheu o Koala para representar esse projeto. Koala é o nome de um bichinho, cujas mães carregam seus filhos nas costas, ou seja, estão sempre juntos. Neste projeto os agentes comunitários de Saúde terão um papel importante para o sucesso.
Durante as visitas que fazem às mães, os profissionais irão orientar as mulheres no cuidado com o bebê prematuro e verificar se está tudo bem. Quando houver qualquer anormalidade avisam a equipe de saúde da família para que também faça uma visita à família.
“O que queremos é a permanência do bebê junto da mãe o mais rápido possível. Queremos que criança vá para casa com a mãe e daremos todo o apoio possível, com visita semanal do neonatologita, visitas diárias de um auxiliar de enfermagem e um agente comunitário de saúde”. A pediatra destaca ainda que o projeto é pioneiro em todo o país.
Para participar do Projeto Koala, a criança precisa ser prematura, acima de dois quilos e a mãe concordar. Com isso ela terá também apoio dos demais programas municiais caso necessite. “Qualquer agravo no quadro de saúde da criança ela será imediatamente encaminhada para o internamento. A mãe vai ter apoio do Trevo de Quatro Folhas, da Mãe Social. Vamos acolher e dar todo apoio a esse bebê”, disse Ana Cecília.
Outro lançamento que acompanha o projeto foi o Selo Trevo de Quatro Folhas, que será colocado nos postos de saúde que no final do ano não tiver nenhum óbito materno infantil evitável. “Sobral é um município que sempre foi um exemplo para o Brasil, tivemos um problema com crescimento, saída de médicos e coisas assim, o que resultou no aumento da mortalidade. Agora estamos com o Hospital Regional Norte e um conjunto de ações que vai envolver todo mundo nessa batalha para reduzir esse índice”, finalizou.
Redução
De acordo com a secretária de Saúde do Município, Mônica Lima, Sobral fechou o ano passado com o índice de 14 mortes por 1000 nascidos vivos até um ano de idade. A média parcial deste ano, que só deve ser fechada em dezembro, está em 22 mortes a cada 1000. “Ao longo dos anos os índices estagnaram, não apenas no Município, com o em todo o Estado. Precisamos tornar essa luta ainda mais séria, medidas interventivas que melhorem o resultado dessa mortalidade tanto materna quanto infantil”.
A secretária reforçou que todos os profissionais que fazem parte do Sistema de Saúde de Municipal de Sobral estarão envolvidos nessa luta. “Além disso, teremos o Comitê de Prevenção Local, onde o município é dividido em quatro macro áreas, e cada uma terá seu comitê, que estará mais perto da gestante”.
A Caderneta da Gestante também foi relançada. Ela agora trará mais informações. “Isso é para que a gestante chegue ao hospital com o maior numero de informações possíveis do seu pré natal”, salienta.
Mais informações
Secretaria de Saúde de Sobral
Centro Administrativo
Bairro do Junco
Sobral
Telefone: (88) 3611-0232
JESSYCA RODRIGUES
COLABORADORA