23
2013
CEARÁ – As últimas da Política do Ceará na versão Donizete Arruda.
Na versão Donizete Arruda – Colunista Político.
Governador Cid Gomes reúne a executiva do PSB do Ceará nesta segunda feira(23).
O governador Cid irá reunir hoje, 23, a executiva regional do PSB do Ceará. A intenção é fazer um balanço da resolução da direção nacional do partido de abandonar o Governo Dilma e entregar os cargos, e examinar os cenários partidários diante da informação confirmada pela ex-prefeita Luizianne Lins de que recebeu um convite do presidente Eduardo Campos para ingressar no PS B e ser candidata à governadora. Com o agravante que esse convite aconteceu sem que o governador Cid tenha sido cientificado. Na pauta, Cid e seus aliados vão discutir a saída do PSB e as alternativas que dispõem de filiação para mudarem de sigla até o dia 5 de outubro.
Ciro presente
De volta ao Ceará após cumprir compromissos pessoais em São Paulo, o secretário de Saúde, Ciro Gomes, deverá comparecer ao encontro dos dirigentes socialistas. Cid e Ciro conversaram sobre os últimos acontecimentos no PSB, mas desconhece-se o que eles decidiram.
Senha
A decisão sobre o que fará com o PSB do Ceará, o governador Eduardo Campos adota no Rio de Janeiro. Lá, o presidente regional, prefeito Alexandre Cardoso, e todos os 4 deputados estaduais estão sendo postos para fora do partido, porque não apoiam Eduardo ao Planalto.
Vão pular fora
Cid insiste em não deixar o PSB e estaria disposto a enfrentar uma disputa interna com o governador Eduardo. Porém, essa atitude não pode ser seguida por seus deputados federais e estaduais. Essa turma precisa de uma nova legenda para abrigá-los para as eleições de 2014.
Pecado mortal
O prefeito Roberto Cláudio, ao criticar ontem a candidatura própria de Eduardo Campos ao Planalto, decretou a sua saída do PS B. Isso não era novidade, pois não havia como RC conviver na mesma sigla com Luizianne Lins, sua inimiga política, além de sua lealdade a Cid.
Pra chamar de seu
A presidente Dilma, antes de embarcar para os Estados Unidos, decidiu e comunicou aos líderes de partidos, que o ministério dos Portos continuará sob controle de Cid. O substituto de Leônidas Cristino não será Bismark Maia, mas um técnico escolhido pessoalmente por Cid.
Carona miga
Funil do TSE
Dos três novos partidos a serem criados este ano – Rede, Solidariedade e PROS – , o primeiro a ser fulminado e ficar fora das eleições do ano que vem é a Rede de Marina Silva. O Solidariedade também enfrenta dificuldades. E só o PROS , que o governador Cid pode filiar seus aliados, tem maiores chances de sair do papel e virar partido de fato.
Falando grosso
Principal cacique do PT , o deputado José Guimarães, disse que não será por falta de candidato que a presidente Dilma não terá palanque no Estado. Se não houver chances do PT manter a união com o PS B e o PMDB, ele aceita ser candidato a governador. A declaração foi publicada neste domingo no jornal O Globo, e revela seu compromisso com Dilma.
Desculpe a ignorância, o governador Cid prepara o troco no governador Eduardo Campos?
* Com informações da coluna “…E tem mais!”, do jornal Aqui CE.
(Via cearanews7)