ago
21
2013

SOBRAL – Comunidade no facebook resgata a história do bairro Dom Expedito.

Parabenizar a galera que administra a Comunidade Memórias do Bairro Dom Expedito no Facebook, na pessoa do amigo Daniel Gadelha. Todos sabem que nasci no bairro Dom Expedito e para mim tem sido uma tremenda “viagem” ao passado feliz que vivi no meu querido bairro Dom Expedito, ao ver as postagem feitas ali.

A BAIRRO

Essa comunidade tem oportunizado a todos nós, reviver grandes momentos da nossa vida, além de rever e matar saudades dos grandes amigos e familiares que temos e tivemos no Dom Expedito. E para coroar tudo, a galera vai reviver no próximo dia 7 de setembro, os bons tempos das Tertúlias do “ARLINDO” e da “VEREDA TROPICAL”, com a TERTÚLIA dos anos 70,80 e 90, que vai acontecer na Associação Padre Osvaldo Chaves. Com certeza muita gente boa deve comparecer.

A TERTULIA

Parabenizar e convidar os amigos(a) a se ligar no facebook, comunidade Memórias do Bairro Dom Expedito. 

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

1 Commentário + Adicionar Comentário

  • É um gesto cuja origem merece um aplauso. Lembro-me muitíssimo bem das tertúlias cujo POINT era a casa da Gerarda Bandeira, uma das famílias mais abastadas no Bairro à época. No final dos anos 60 a rapaziada dançava twist e outras danças da época. Eu tinha meus 10/12 anos e ainda tenho em minha mente a lembrança de alguns dançarinos como a Liduína, filha da Fransquinha; a Zilda, a Benedita Bandeira, o próprio Arlindo e muitos outros. Abaixo um pouco da História dessa dança incrível chamada Twist:

    The Twist, o êxito dos anos 60.

    Em 1959, um cara de nome Hank Ballard, compôs uma música chamada The Twist e meio que extraiu uma dança um tanto quanto estranha da Flórida, a qual era uma dança um pouco popular entre os jovens da época, mas ridiculamente desconhecida. Hank Ballard, então, produziu um compacto com essa música, mas o problema foi que ninguém gostou dessa música, então o compacto passou despercebido, não teve tanto sucesso. Ele fez até alguns shows, mas realmente ninguém gostou da música, principalmente da dança.

    Foi aí que em 1960, até aí nada para se fazer, dias monótonos e chatos, chegou essa maravilhosa música e estupenda dança aos olhos e ouvidos de Dick Clark, ele ficou extremamente interessado, com isso, ele procurou o mais rápido possível por um cantor que quisesse regravar a música. Ele encontrou um cantor, Chubby Checker, que logo de início não mostrou interesse algum pela música e logo de cara disse que seria uma catástrofe, mas ele se enganou, a música fez sucesso, um espetacular e estrondoso sucesso, com isso, ele começou ir a programa de televisões e, com isso, apresentou a dança para todos e foi maravilhosamente recebida, por incrível que pareça, por mais que não tenham gostado da maneira que Hank Ballard tinha feito, todos gostaram da maneira que Chubby Checker fez, sim, tanto quanto a música e a dança viraram um estupendo sucesso e êxito dos anos 60, que foi até parar na primeira colocação da Billboard Hot 100.

    Chubby Checker, ao fundo.

    Mas, a dança já foi designada como imprópria. Foi designada sabe por quem? Pela Igreja Católica.

    A dança em si, é extremamente fácil, mas por acharem muito fácil, as pessoas dançam de qualquer maneira e depois vão ao médico com dores nas costas e joelhos. Por incrível que pareça isso foi uma coisa que ocorreu muito na época, pois as pessoas dançavam de uma maneira própria e acabavam se dando mal, por essa questão de depois de dançar ficar com dores, o mais recomendado é fazer alongamentos antes e depois da dança, mas claro, o melhor é você procurar dançar da maneira certa e agradável, que nunca ficará com dores.

    Chubby Checker, ao centro.

    Os princípios básicos do twist são simples: uma rotação com as pernas juntas e flexionadas com o peso apoiado em uma parte do pé, nos balanços do corpo para frente e para trás e no movimento dos braços contrários ao movimento dos quadris e das pernas.

    Outra coisa que revolucionou na dança, foi que a partir dessa dança, as pessoas poderiam dançar sozinhas, as mulheres não precisavam mais esperar serem convidadas para dançar e cada pessoa poderia mostrar suas habilidades na tal dança.

    Finalizando, o Twist foi uma dança que participou, revolucionou e influenciou muito no cenário artístico do mundo, não só na área de dança, mas até na moda, pois foram criadas certas calças, saias e camisas, para que dessem um ar mais vibrante aos nossos olhos quando víssemos uma pessoa dançando Twist, e também, influenciou na parte de educação física, pois não era qualquer um que conseguia dançar o twist, tinha que ter bom condicionamento físico, com isso, muitas pessoas ralaram para poderem fazer seus pequenos passinhos de dança no twist, muito do que eu vi, algumas pessoas usavam o twist com um meio de emagrecer, pois trabalha em boa parte do corpo (pernas e quadris) e com tudo isso, só para você ver, começou com uma simples dança norte-americana, que hoje é algo indispensável aos fãs de Rock n’ Roll, Rockabilly e que faz parte da história da dança.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos