12
2013
BRASIL – “Sepultar sem a declaração de óbito causa prejuízo para a família”, orienta consultora técnica.
Sepultar uma pessoa sem a Declaração de Óbito pode gerar prejuízos difíceis de serem revertidos. As orientações foram repassadas na Oficina de Qualificação das Ações de Vigilância de Óbitos e Sistemas SIM/SINASC, que aconteceu durante essa semana no auditório da IV Ursap, em Caicó.
“Quando uma pessoa morre, a família precisa procurar um médico para emitir a declaração de óbito, tanto para efeito de estatística quanto para os efeitos legais. Essa declaração é de uso exclusivo do médico, nenhum profissional pode emitir. A população não pode procurar um cemitério sem antes ter em mãos a D.O.”, disse Maria Antonieta, consultora técnica do RN.
De acordo com ela, os prejuízos são difíceis para reverter. “Sepultar sem uma declaração pode levar a vários prejuízos. Muitas vezes a família vai abrir um inventário ou a pessoa que morreu tem um seguro, tem bens, e nada disso pode ser desencadeado sem a declaração. Caso a pessoa seja sepultada sem esse documento aí só através da exumação, que é um procedimento mais trabalhoso”, explicou.
Fonte: Blog do Xerife.