9
2013
SOBRAL – Vereadores e Chefe de Gabinete visitam e conhecem a real situação do Hospital Regional Norte.
A situação do atendimento á saúde nos hospitais de Sobral preocupa a Câmara Municipal de Sobral. Hoje vários parlamentares municipal, convidados pela Comissão de Direitos Humano do nosso Legislativo, tendo a frente o Vereador Gilmar Bastos, foram na manhã desta terça feira(9) visitar e conversar com a direção do Hospital Regional Norte.
O Chefe de Gabinete, Dr. Luciano Filho, esteve presente, acompanhando juntamente com os Vereadores a visita a todos setores do referido Hospital. Na Sessão Ordinária desta terça feira(9) o Vereador Gilmar Bastos fez uma explanação sobre a visita feita pela manhã no HRN, e relatou as reais condições de atendimento. A situação é grave pela falta de médicos, principalmente pediatras. O valor pago por um plantão de 24 horas semanais é de R$ 8 mil reais. O Secretário de Saúde do Estado, Dr. Arruda Bastos, têm conseguido sensibilizar médicos servidores do Estado para vir trabalhar em Sobral, mas mesmo com esse esforço, não têm sido possível colocar 100% do HRN para funcionar.
Segundo o Vereador Paulo Vasconcelos, a informação é de que apenas 33% da capacidade real do Hospital Regional estaria funcionando, e que muitos dos serviços que poderia está fazendo estão sendo encaminhados para a Santa Casa de Sobral.
Há um esforço por parte do Prefeito Veveu, através da Secretaria de Saúde do Município, em dar um suporte de apoio as unidades hospitalares do município de Sobral, agilizando atendimentos que os mesmo não dispõe, em Fortaleza e outra Capitais do Brasil. O Secretário de Saúde, Dr. Olivan Queiroz, têm acompanhado de perto todo o desenvolvimento dessas ações e não tem faltado esforço no sentido de acertar.
Na próxima semana está sendo agilizado uma Comissão de Vereadores de Sobral e alguns membros da imprensa, para uma possível visitar ao Hospital Regional do Cariri, com o objetivo de conhecer o trabalho que está sendo feito pela aquela unidade Hospitalar.
Fonte: Sobral Agora.