11
2013
SOBRAL – A Via Crucis da Saúde em Sobral. Veja o relato dessa moradora do Bonfim.
Na noite desta quarta-feira, 10, por volta das 22 horas, a equipe de reportagem do Portal Sobral Na Mídia acompanhou uma ocorrência da falta de atenção e agilidade na saúde pública de nosso município.
A senhora Maria José Muniz Farrapo, moradora da Vila Malhadinha, Distrito de Bonfim, relatou que na manhã deste dia 10, levou o seu filho de apenas 4 meses para tomar a vacina no PSF do referido distrito, conforme habitual rotina na infância. Mas tão logo chegou em casa, a criança começou a apresentar uma febre alta e choro constante, indicando dor. Foi quando se verificou um inchaço nos testículos do bebê.
Retornando ao PSF, mãe e filho foram encaminhados para a busca de atendimento médico na Unidade Mista de Sobral (Sinhá Sabóia). Após um tempo de espera, a criança conseguiu atendimento e o médico o encaminhou para o Hospital Regional Norte, justificando a necessidade de atendimento especializado. Decorrido mais tempo de espera no HRN, ao conseguir a atenção necessária por um médico, a mãe recebeu deste a informação de que a criança precisaria ser submetida a uma cirurgia com urgência, sob a suspeita de se tratar de uma hérnia inguinal, mas o “Hospital Regional não tinha o médico especializado” e este atendimento só poderia ser realizado na Santa Casa, mas para conseguir o atendimento na Santa Casa, a mãe teria que retornar à Unidade Mista, para que esta, por sua vez, a encaminhasse para o Hospital Santa Casa.
DO BLOG
Ressaltar que a ambulância da Prefeitura, que fica no PSF de Bonfim, conduziu a Mãe e a criança em todo o percurso feito pela mesma em busca do atendimento. O problema consiste na burocracia existente, o que torna o caso numa verdadeira VIA CRUCIS.