22
2013
BRASIL – Carro do papa é cercado por multidão nas ruas do Rio.
RIO DE JANEIRO, 22 Jul (Reuters) – O papa Francisco foi recebido nesta segunda-feira por uma multidão nas ruas do Rio de Janeiro, que cercou diversas vezes o carro que o levava do aeroporto ao centro da cidade para cumprimentá-lo e vê-lo de perto, deixando o pontífice exposto e os seguranças em desespero.
Em determinado momento, na avenida Presidente Vargas (centro), a comitiva do papa ficou presa entre diversos ônibus que estavam parados na via e uma multidão se aglomerou para ver o papa. Sem cordão de isolamento durante todo o trajeto, as pessoas invadiram as ruas por onde o papa passou.
De acordo com a Prefeitura do Rio, o percurso da Base Aérea do Galeão até o centro estava sob a responsabilidade da Polícia Federal e não era conhecido por questões de segurança.
“O esquema de seguranca estava restrito à comitiva do papa, foi mantido em sigilo, e nós não tínhamos essa informação (sobre os esquema)”, disse a jornalistas o secretário municipal de Transporte, Carlos Roberto Osório.
Em meio ao tumulto, um bebê foi levado até o papa, que o abençoou pela janela do carro que permaneceu aberta durante todo o percurso, apesar da proximidade com a multidão.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, já havia alertado nesta segunda que a organização da Jornada Mundial da Juventude seria mais complexa do que a realização da Copa do Mundo e da Olimpíada na cidade, principalmente devido à presença do papa.
“Do ponto de vista de logística, é o (evento) mais complexo da cidade. Teremos um líder espiritual, o papa Francisco quebra regras… Aqui ele terá total liberdade do mundo para circular e dialogar”, disse o prefeito a jornalistas na manhã desta segunda. “Ele está livre para fazer o que quiser… e está totalmente seguro no Rio de Janeiro”, acrescentou.
Francisco desembarcou na Base Aérea do Galeão pouco antes das 16h e, depois de ser recebido pela presidente Dilma Rousseff e outras autoridades políticas e religiosas, seguiu em comitiva para a Catedral Metropolitana do Rio.
Da Catedral, o papa seguiu em papamóvel por ruas do centro do Rio em um trajeto com cordão de isolamento, que impediu qualquer aproximação de pessoas. Uma enorme multidão tomou as ruas para acompanhar a passagem do pontífice, que respondeu com acenos e sorrisos. Do alto dos prédios, uma chuva de papel picado foi jogada para receber o papa.
O papa participa ainda nesta segunda de cerimônia de boas-vindas no Palácio Guanabara com a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades. O pontífice vai presidir no Rio as celebrações da Jornada Mundial da Juventude até domingo.
(Reportagem de Felipe Pontes e Rodrigo Viga Gaier)