14
2013
CEARÁ – Dos 143 açudes do Ceará 73 estão abaixo de 30% da sua capacidade.Prefeitos protestam…
Dos 143 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), em parceria com o Departamento Nacional de Obras a Seca (DNOCS), 73 estão com a capacidade de armazenamento abaixo de 30% e apenas dois estão com mais de 90% da capacidade de armazenamento.
Atualmente, 858 carros-pipa atendem os municípios cearenses. Mais 230 foram prometidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) mas, segundo a Aprece, ainda sem previsão de efetivação. Entre os municípios em situação mais crítica no Ceará estão Canindé, Choró, Mombaça, Morada Nova, Santa Quitéria,Boa Viagem, Crateús, Iguatu, Irauçuba e Madalena.
Protesto
Presidentes das associações de prefeitos do Nordeste estarão reunidos, nesta terça-feira (14), em Brasília, para protestar e chamar a atenção do governo federal para o problema na falta de água que já atinge 1.400 municípios da região. O grupo busca também o apoio da bancada federal para pressionar o Governo para que sejam liberados os recursos prometidos para o enfrentamentos dos efeitos da seca na região.
Fonte: Diário do Nordeste.