11
2013
SOBRAL – A triste humilhação por uma saca de milho…
É lamentável o sofrimento do trabalhador Rural da Região Norte do Ceará, que numa ação totalmente irresponsável do Governo do Estado e do Governo Federal, obriga os “coitados” a saírem de suas cidades, para enfrentar “noites mal dormidas”, filas e os perigos da noite, para estarem numa FILA, sem nenhuma garantia de atendimento, para comprar algumas SACAS DE MILHO. O valor é de R$ 18,23 por uma saca de 50 kilos.
Mesmo com todas as dificuldades, o preço e escassez do milho atrai agricultores de várias cidades da Região Norte: Santa Quitéria, Graças, Forquilha, Groaíras, Cariré, Santana do Acaraú, Massapê, Meruoca, e de várias outras cidades.
Segundo informações dos agricultores, A CONAB distribui uma média de 40 a 80 fichas diária, quando da chegada do MILHO. Na ocasião dessa reportagem, eram 3:40 da madrugada, da última quarta feira(10), já tinha uma fila formada com quase 200 pessoas, e a tendência era a de aumentar ainda mais.
Os agricultores reclama da desorganização da CONAB, e que há denúncia de que há facilidades de vendas para alguns pecuaristas da região.
BOM SERIA…
Que o GOVERNO fizesse o cadastramento dos trabalhadores por cidades, e que utilizasse as EMATERCE em forma de POLO, reunindo os polos por grupos de cidades, e assim facilitaria a venda e entrega do MILHO, sem a presença do atravessador, e quem sabe, também das “enroladas”.
Ah! Pois é…
CONAB – Endereço: R. Galdino Araujo, 149 – Bairro Alto do Cristo – Sobral,CE
CEP: 62020-415
Telefone:
Fonte: Sobral Agora.
Fotos: Bené Fernandes.
Se tive-si o minimo de oganisação da Conab dava para atender todos os agricultor.
Esse fato reflete bem um comentário que fiz a alguns dias atrás. Se o Homem se dispõe a trabalhar os governos dificultam essas vontades, mas se forem às filas para pedirem esmolas os governos prontamente os atende no que denominam de bolsa família, isto porque dá, a eles, de alguma maneira, algum retorno. Sinistro.