14
2013
NACIONAL – Julgamento de PMs acusados de massacre no Carandiru começa nesta segunda feira(15).
Mais de 20 anos após um dos episódios mais violentos do sistema prisional brasileiro, conhecido como o “massacre do Carandiru”, 26 policiais militares se sentam no banco dos réus a partir desta segunda-feira (15).
Eles respondem por homicídio qualificado — com uso de recurso que dificultou a defesa da vítima — de 15 detentos durante a ação policial realizada no dia 2 de outubro de 1992 para conter uma rebelião da Casa de Detenção em São Paulo. Ao todo, 111 presos foram mortos.
O júri popular estava marcado para a segunda-feira passada (8) e chegou a ser iniciado. Na ocasião, cinco mulheres e dois homens iam decidir o destino dos policiais. No entanto, após uma jurada passa mal o julgamento teve que ser adiado.
Com nova data, o julgamento está previsto para começar às 9h no plenário 10 do Fórum Criminal da Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Inicialmente, 28 PMs deveriam ser julgados pela ação no 2º pavimento, mas dois morreram. A acusação será feita pelos promotores de Justiça Fernando Pereira da Silva e Márcio Friggi. Já a defesa dos 26 réus ficará sob a responsabilidade de uma mulher, a advogada Ieda Ribeiro de Souza.
Segundo a defensora, 286 policiais militares entraram no complexo penitenciário do Carandiru durante o episódio. Desses, 84 foram acusados de homicídio. Desde 1992, cinco morreram e agora restam 79 para serem levados a julgamento.
Fonte:R7