mar
13
2013
13
2013
Reunião discute projeto do Aterro Sanitário Regional de Sobral.
Postado por Bené Fernandes
Sem Comentários
O Projeto do Aterro Sanitário Regional de Sobral foi apresentado nessa quarta-feira (13) aos Secretários de Conservação e Serviços Públicos (Seconv), Mário Parente, Urbanismo, Gizella Gomes, e Obras, Ilo Santiago.
De acordo com Mário Parente, o objetivo do encontro foi identificar “os serviços que possivelmente não serão atendidos pelo Aterro Consorciado, para nos preparemos para suprir essa carência e atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos”.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que, a partir de 2014, sejam fechados no Brasil os lixões e os resíduos destinados a aterros sanitários. Em Sobral, está sendo criado, a partir de programa do Governo do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um aterro regional, que atenderá 13 municípios e deverá ser implantado na mesma área do aterro municipal de Sobral, às margens da estrada que dá acesso ao Distrito de Jordão.
O Secretário da Seconv, Mário Parente ressalta que o aterro regional reduzirá os custos da coleta de lixo, estimulará a adequação dos municípios da região à Política Nacional de Resíduos Sólidos e disseminará a cultura da coleta seletiva. Segundo Francisco Vieira Paiva, da Sanibras, empresa contratada pela Secretaria Estadual de Cidades, o projeto executivo do aterro deve ser finalizado até o início de junho. Com a conclusão desse projeto, o Governo do Estado vai iniciar a licitação e obra deve ser entregue até junho de 2014.
(Blog de Sobral)