18
2013
Com base do Guarany de Sobral, Campinense é campeão do Nordestão 2013.
O Campinense não precisou ir muito longe para conquistar o Nordeste. Neste domingo, no estádio Amigão, em Campina Grande (PB), a equipe paraibana recebeu o ASA contado com a vantagem de 2 a 1 do jogo de ida, em Arapiraca, e faturou o título mais importante de sua história.
Com gols marcado por Jéferson Maranhense e Ricardo Maranhão, ambos no segundo tempo, os comandados do técnico cearense Oliveira Canindé – que já tem em seu currículo um Brasileiro da Série D, conquistado com o Guarany de Sobral, em 2010 – fizeram 2 a 0 e asseguraram a conquista inédita.
Além de Canindé, o volante Dedé e os laterais Tiago Granja e Panda completam o time dos representantes cearenses na Raposa. Isto sem falar no meia Bismarck, que, apesar de ser potiguar de nascimento, veio das categorias de base do Fortaleza.
A equipe paraibana só administrou a vantagem obtida no jogo de ida (vencido por 2 a 1) e ficou com a taça do Nordestão.
O Jogo
Mais aberto, o time alagoano – comandado ontem pela última vez por Leandro Campos, que acertou com o Ceará – teve de superar a pressão dos paraibanos nos minutos iniciais para poder respirar dentro do Amigão.
No primeiro tempo, o Campinense trabalhou com base na troca de passes no setor de meio campo e buscou aproveitar os erros de marcação do ASA. Só que o placar só foi movimentado na segunda etapa. Logo no primeiro minuto, em contra-ataque veloz, Zé Paulo invadiu a área pela direita e cruzou com precisão para Jéferson Maranhense, que se infiltrou no meio da área do ASA, balançou as redes de Gilson e ampliou a vantagem dos donos da casa no placar agregado da decisão.
O ASA viu sua situação ficar ainda mais dramática aos 20 minutos, quando Fabiano acertou Glaybson por trás e acabou recebendo cartão vermelho.
Após a expulsão, o time alagoano se retraiu ainda mais e, aos 34, levou o segundo gol que sepultou seus sonhos. Um minuto depois de entrar em campo na vaga de Panda, Danilo Portugal abriu à direita para Dedé, que fez cruzamento na medida para a chegada de Ricardo Maranhão, que concluiu para o gol.
Com a chancela da CBF, a competição volta em 2014, ano em que oferecerá ao seu campeão a possibilidade de disputar a Copa Sul-americana.
(Diário do Nordeste).