2
2013
Cid Gomes recusa convite para ingressar no PMDB.
PE 247 – O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), não aceitou o convite feito pelo líder dos peemedebistas no Senado, Eunício Oliveira (CE), para ingressar no PMDB, segundo informou o colunista da revista Época Felipe Patury. Outra proposta já havia sido feita pela deputada estadual do Ceará Raquel Campos (PT), para que o gestor se filiasse ao PT.
Tanto Cid como seu irmão – o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSB) – apoiam a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e não a candidatura do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, ainda indefinida. Recentemente, Ciro disse que Eduardo Campos não tem preparo para governar o Brasil, pois falta a ele proposta, “estrada” e “visão de país”.
Eduardo Campos negou que esteja à beira de um rompimento com os irmãos Gomes sob o argumento de que o PSB é democrático e, portanto, Ciro tem pleno direito de opinar. Porém, ainda não se percebe uma relação amistosa entre o governador pernambucano e os irmãos Gomes, sobretudo com o ex-governador do Ceará, algo interpretado, inclusive, por políticos, sejam locais (do Ceará) ou nacionais. E um reflexo disso são as propostas que Cid Gomes recebeu para se desfiliar do PSB.
Resta saber até se outras forças políticas continuarão a fazer convites para atrair um dos irmãos, ou mesmo os dois. Quanto à repercussão que as duas propostas terão na ala do PSB que apoia Eduardo Campos rumo às eleições presidenciais 2014, só o tempo dirá.
(blog do Robson Pires/RN)