12
2013
Audiência pública na Câmara Municipal de Sobral discutindo a insegurança em Sobral(CE).
A Câmara Municipal de Sobral atendendo o Requerimento de nº 032/2013, de autoria do vereador Paulo César Lopes Vasconcelos – “Paulo Vasconcelos” (PRB) realiza na noite desta terça-feira(12), com início às 18:00 horas, uma Audiência Pública para debater a Segurança Pública na cidade de Sobral.
Sob o comando do presidente Itamar Ribeiro e com a presença de todos os Vereadores, tivemos como convidados presentes do Comandante da CPI Edvar Azevedo, Luiz Carlos Dantas – Superintendente da policia civil, Dr. Neto – Juiz de Direito, Dr. Inácio – OAB-CE, Dr. Herbert Ponte – Delegado de Policia Civil de Sobral, Dra. Penélope Malveira – Delegada da Mulher, Secretário de Cidadania e Segurança Dr. Pedro Aurélio, Jorge Trindade- Comandante da Guarda Civil, além de outros convidados.
O vice-prefeito Dr. Carlos Hilton -representando o Prefeito Veveu, Secretário de Saúde Dr. Olivam e vários outros convidados. O Plenário 5 de julho ficou pequeno para receber uma platéia grandiosa.
Um telão foi montado no lado externo da Câmara Municipal de Sobral, na Praça Jerônimo Prado. Um bom público presente para acompanhar o desenrolar das discussões da audiência pública.
AS DISCUSSÕES
Cada vereador presente teve um tempo para falar e colocar suas revindicações . Após isso foi aberto para os convidados falarem sobre seus trabalhos e como deve se buscar uma forma resolver a problemática da violência em nossa cidade.
Cel. Gilvandro fez uma exposição do trabalho da Polícia Militar colocando os dados de 2012 e dos primeiros meses de 2013, inclusive mostrando os relatórios dos trabalhos do setor de inteligência da PM de Sobral. Dados de 2013 na Policia Militar, de janeiro e fevereiro, já tivemos 27 armas brancas, 17 armas de fogo (15 revolveres), e que prisões 137 realizadas, com 60 menores apreendidos.
A nossa massa carcerária existente em Sobral é a seguinte: 522 presos na Penitência Industrial – PIRES, 228 presos na Cadeira Pública e 310 Albergados, totalizando 1.060 pessoas cumprindo pena no município de Sobral.
Logo após foi concedido ao Secretário de Saúde Dr. Olivam que fez o anúncio da abertura do CAPS – AD – 24 horas, e que deverá fazer uma visita as comunidades terapêuticas que trabalham na recuperação de drogados.
Dra. Penélope – Sobral vive uma situação crítica com relação a violência contra a mulher. Sobral proporcionalmente é mais violento paras as mulheres do que Fortaleza. Uma sugestão feita pela Delegada é que a Câmara Municipal crie uma Lei que diminua o horário de funcionamento de bares, botequins de Sobral, através da expedição de Alvarás.
Fonte: Sobral Agora.