27
2013
Vereador Gegê Romão questiona atendimento do SAMU na tribuna da Câmara Municipal.
Vereador Gegê Romão fez sua primeira tribuna na Câmara Municipal, nesta terça feira(26). Foi uma tribuna muito questionativa e trouxe a tona um assunto prá lá de polêmico, sobre a “forma de atendimento do SAMU de Sobral”, principalmente por uso de telefone.
Gegê Romão(PRB) mostrou dois vídeos na Tribuna, onde ele próprio trabalhando no seu site, SPN, entrevista duas famílias com situações diferentes, mas que reclamam muito do atendimento do SAMU, principalmente do atendimento médico. Gegê diz textualmente no final de sua fala que o SAMÚ atende mal aos pobres e prioriza os mais abastados. Diz o Vereador: “Quando é uma pessoa abastada, uma pessoa de dinheiro, uma pessoa que tem conhecimento, a ambulância vai, vai. Mas quando é uma pessoa pobre, se questiona até o títulos de eleitor”, finalizou…
Gegê Romão foi aparteado pelo outro parlamentar estreante, Dr. Estevão(PP) que fez sérias críticas a politica de atendimento do SUS e ao serviço prestado pelo SAMÚ, que segundo o Vereador teria sido copiado por um modelo Inglês, e que julgou ser mais um erro do nosso país nas últimas décadas. Estevão também criticou o Programa Saúde da Família, que seria um modelo copiado dos Cubano. Estevinho acredita que o Brasil vive um comodismo e que por conta disso anda a copiar instrumentos de outros povos.
A Vereadora Christianne Coelho(PT) líder do Prefeito Veveu na Câmara, contestou as palavras do Vereador Dr. Estevão e disse que o SAMU faz um brilhante trabalho em Sobral, e que lamenta essa situação mostrada pelo Vereador Gegê, mas disse que existem muito mais acertos do que erros. Christianne fez elogios aos profissionais que integram o SAMU, que hoje está presente na maioria dos grandes Municípios brasileiros.
Christianne também lembrou ao Dr. Estevão que em Cuba tem o “Médico da família”, aqui no Brasil, tem o Médico, o Enfermeiro, o Agente de Saúde da Família, e que existe toda uma rede de atendimento voltada para a família, por isso que somos um sistema de saúde avançado, embora ainda muito problemático.
O presidente Itamar Ribeiro presidiu a 6ª Sessão Ordinária, que por não haver ordem do dia, foi encerrada os seus trabalhos. Ressaltar que as discussões foram polêmicas e muito proveitosas.
Fonte: Sobral agora.
Foto: Bené Fernandes.