1
2013
Eunício Oliveira é escolhido como líder do PMDB no Senado.
Para evitar um racha da bancada do PMDB no Senado às vésperas da eleição para a Presidência da Casa, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) aceitou ser indicado para a segunda vice-presidência do Senado na chapa de Renan Calheiros (PMDB-AL), candidato do partido ao comando da instituição.
Jucá disputava com o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) o cargo de líder do PMDB no Senado.
Jucá também vai ocupar a vice-liderança do partido, o que abre caminho para o senador se efetivar no cargo ano que vem se Eunício for disputar o governo do Ceará em 2014. A oferta da vice-liderança, segundo peemedebistas, pesou na decisão de Jucá aceitar o acordo.
Em nota, Renan disse que “a despeito de comentário recentes”, a bancada do PMDB está unida e demonstrou “coesão interna”. “Mais uma vez o PMDB demonstra sua unidade interna que tem proporcionado ao Brasil um quadro de estabilidade política fundamental para os avanços sócio-econômicos”, diz a nota.
Jucá disse à Folha que aceitou o acordo para evitar rachas no partido. “Unimos o PMDB para não haver disputa”, afirmou.
Eunício tem o apoio de Renan e da cúpula da sigla, em acordo firmado no ano passado quando o candidato à presidência do Senado deu início às conversas para se eleger ao comando da Casa.
Folha online