3
2013
Apesar do Trio Elétrico ruim, o povão fez a festa do Bloco dos Sujos em Sobral. Veja fotos.
O 67ª ano de realização da festa do BLOCO DOS SUJOS aconteceu neste sábado, dia 2 de fevereiro, festa maior do Pré-Carnaval de Sobral(CE). Muita irreverência e alegria, marcaram a festa do Bloco que começou na Praça da Coluna da Hora, indo até o Arco do Triunfo, na Boulevard João Barbosa.
Com a presença do Prefeito Veveu Arruda(PT), do Governador Cid Gomes e sua esposa, de Ciro Gomes e sua namorada, do Presidente eleito da Assembléia Legislativa Zezinho Albuquerque, além de uma “ruma” de gente desconhecida, o Trio Elétrico de Moraes Moreira, ás 19h40m, começou a tocar e iniciou-se o desfile do Bloco dos Sujos, que neste ano estimou-se em mais de 30 mil pessoas presentes ao evento.
O Trio elétrico Arerê com um som péssimo, que mesmo estando perto do trio a gente pouco ouvia o Moraes Moreira cantar. Não sei porque a Prefeitura insiste em trazer essa “negrada do passado”, eles não têm nada a mostrar, animam muito pouco e o povo triste, ver um trio com um cantor sem qualquer pique de animação.
A irreverência do folião!!
Neste ano, o bloco dos sujos foi triste, o que salvou foi a irreverência de alguns foliões, que fizeram suas festas “particulares”, tomaram suas cervejinhas e pronto!.
O investimento da Prefeitura, feito para agradar alguns, precisa ser revisto e que o povo seja realmente levado em conta. “Do que jeito que está, é dinheiro público jogado no mato e povão feito de bobo.” Até as “bibas” estavam reclamado do Trio elétrico, e quando “elas reclamam” é porque o negócio foi ruim.
Muitos foliões ilustre no meio da multidão, entre esses a Secretária de Educação do Estado do Ceará e primeira dama, Isolda Cela, que estava na frente do Trio elétrico, num bloco formado por funcionários da Prefeitura de Sobral.
A MORTE X SEGURANÇA PÚBLICA.
O Cel. Gilvandro esteve acompanhando tudo, comandando um agrupamento de policiais espalhado dentro e nos arredores do evento. E a morte sempre rondando, a procura da próxima vítima.
A HISTÓRIA DO BLOCO DOS SUJOS
Com 67 anos de tradição, o Bloco dos sujos já faz parte da história de Sobral. O bloco foi criado em 1946, com o nome de Bloco dos Anjos, por um grupo de rapazes da sociedade sobralense, que desfilava pelas principais ruas de Sobral um sábado antes do carnaval oficial. O bloco era composto apenas por homens e a entrada de mulheres era proibida. Hoje, a festa reúne homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem.(Fonte: Blog Sinhá Sabóia)
Fotos: Bené Fernandes
Fonte: Sobral Agora.