5
2013
Cadê o rio que estava aqui? O Rio Acaraú pede SOCORRO!!
Nasci e cresci morando no bairro Dom Expedito, situado a margem direita do nosso “falecido” Rio Acaraú. Tive o prazer de presenciar inúmeros pescadores tirarem das águas do Acaraú, o peixe, que servia de alimento para a família e as vezes até para vender nos comércios locais.
Muitas vezes a nossa área de lazer eram as “areias do rio do Rio Acaraú”. Alí era a “nossa praia”. Infelizmente isso faz parte de um passado não muito distante, destruído com a construção da famosa “Margem Esquerda”, uma obra faraônica construída pelo ex-prefeito Cid Gomes, que invadiu praticamente todo o Leito do rio e ficou nisso que estamos presenciando hoje.
Nosso Rio está desprezado. Totalmente mal cuidado, poluído, e o que se ver é uma água que não se aproveita praticamente em NADA.
Lamentavelmente, a Prefeitura de Sobral não reconhece o Rio Acaraú com algo importante, embora sejam as suas águas, que depois de tratadas pelo SAAE, consumimos para beber. Portanto, merecia um cuidado maior por parte dos nossos governantes.
O Governador Cid Gomes, “criador dessa invasão do Rio”, devia aproveitar, e também fazer algo para agora SALVAR O RIO ACARAÚ. Acho que se houver boa vontade, Prefeitura e Governo do Estado poderia “gastar uma verbinha” e limpar de vez as águas do Acaraú.
Assim como tem verbas(R$) para os Shows milionários, que irão acontecer nesse ano, acredito que não faltará para salvar o nosso rio. Só o “Cachê” que será pago a IVETE SANGALO na inauguração do HOSPITAL REGIONAL NORTE, no próximo dia 18, se fosse empregado o mesmo valor aqui, acredito que muita coisa melhoraria.
Ressalto que não sou contra os Shows, eles são necessários, mas, que também seja feito a contra-partida, com investimentos que melhorem cada vez mais a vida do nosso povo, a começar pela despoluição do RIO ACARAÚ.
P.S. – Essa fotos foram tiradas neste sábado(5) ás 9:00hs, de cima da Ponte Othon de Alencar, a visão disso é estarrecedora, não se consegue imaginar que aqui existe um Rio. É muito triste.
Fotos: Bené Fernandes.
Fonte: Sobral Agora.
Sou Sobralense me sinto triste ao ver a situação do nosso rio em que se encontra,algo presiça ser feito porquer se não termos um rio tiete ai em Sobral, que os governantes tome providencia porque ele o nosso cartão postal.