22
2012
Movimento UTI PEDIÁTRICA JÁ! faz manifestação de protesto no centro de Sobral.
O movimento UTI PEDIÁTRICA JÁ! realizou na manhã deste sábado(21) uma grande manifestação de protesto pelas ruas do centro de sobral. Tudo começou no Show do Ivan Frota, no BECCO do COTOVELO.
O movimento nasceu a partir do fato ocorrido com a “pequena Isabela”, em que numa situação de emergência, precisou de um Leito de UTI Pediátrica em Sobral e descobriu-se que está tudo montado e que nada está em funcionamento. A criança veio a óbito e revoltou praticamente toda a cidade de Sobral, que acordou para ver o tamanho da “irresponsabilidade” das nossas autoridades municipais, estaduais e no âmbito federal.
De lá prá cá, várias manifestações têm sido feito no sentido de punir culpados e por definitivamente a UTI PEDIÁTRICA de Sobral para funcionar.
O REBOLA PRÁ LÁ E PRÁ CÁ…
A UNIMED, hospital onde Isabela estava internada, já divulgou uma “carta aberta”, tentando salvar-se dessa situação. A Santa Casa de Misericórdia de Sobral também já lançou uma nota, se defendendo das “acusações” e jogando a culpa na Prefeitura e Ministério da Saúde que, segunda o referido hospital, não libera os “recursos” para que a UTI PEDIÁTRICA possa funcionar.
EXPLICANDO…
Existe na Santa Casa uma UTI NEONATAL que está funcionando, e que atende recém-nascidos. (A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal é um local específico do hospital para onde se levam os bebês recém nascidos que apresentam algum risco de vida, e todos os que nascem prematuros, ou seja, antes das 37 semanas de gestação.
A UTI PEDIÁTRICA(*) está toda equipada, mas falta recursos para contratação de médicos e outros profissionais necessários para o seu funcionamento(Explicação da Santa Casa).
(*) – A “UTI Pediátrica” atende crianças com idade entre um mês e 18 anos. As crianças e adolescentes recebem cuidado individualizado de uma equipe multidisciplinar especializada, formada por médicos intensivistas, especialistas em pediatria, que têm à sua disposição infraestrutura de qualidade e recursos tecnológicos de última geração.
O diferencial é a participação da família no processo de recuperação, os pais e mães podem acompanhar o tratamento do seu filho 24 horas por dia, podem estar em companhia do paciente durante período integral, seja na “UTI Pediátrica” ou na semi-intensiva.
DO BLOG
O movimento é mais do que justo, e apoiamos com muito prazer. Mas é preciso também cobrar dos “Planos de Saúde” que também estruture sua rede de atendimento, inclusive com UTIs para atendimento específicos de seus clientes.
O Movimento denuncia que o número de Leitos de UTI’s é ZERO na rede de atendimento hospitalar privado na cidade de Sobral, como UNIMED e Dr. Estevão, que realizam inúmeras cirurgias, sem oferecer nenhum serviço de “alta complexidade”, caso necessários para seus pacientes.
Parece-me que hoje foi só o ponta pé de uma novela duradoura e que ainda terá longos capítulos.
Fotos: Bené Fernandes
Fonte: Sobral Agora.