24
2012
Secretaria de Saúde de Sobral prepara programação para o dia Mundial de luta contra a AIDS.
Durante a Mobilização Nacional de Prevenção e Testagem de Sífilis, HIV e Hepatites Virais que acontece em todo o Brasil de 22 de novembro a 1° de dezembro, Sobral realiza várias ações.
O objetivo da iniciativa é chamar atenção para a importância do diagnóstico do HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais.
NO DIA “D” DE LUTA CONTRA A AIDS…
O Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, data alusiva não só a prevenção da infecção pelo vírus do HIV através de práticas sexuais seguras com o uso do preservativo, não compartilhar seringas e materiais cortantes, mas sim em defesa dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/AIDS e contra o preconceito.
Neste dia a Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Infectologia/COAS e a Rede de Solidariedade Positiva, com apoio do SESC, ASTRA-Associação das Trabalhadoras do Sexo e o Projeto Sorriso Positivo-UFC/Odontologia, estaremos realizando a Mobilização Nacional do Laço Vermelho que simboliza a solidariedade.
Haverá orientações de profissionais de saúde sobre Prevenção de Sífilis, HIV/AIDS e Hepatites Virais na Praça de Cuba a partir das 08 horas da manhã com distribuição de insumos para prevenção como camisinhas masculinas e femininas e material informativo, além da verificação de pressão arterial e glicemia.
DETALHES – Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2011, O Brasil tem 608.230 casos registrados de aids (condição em que a doença já se manifestou), de acordo com o último Boletim Epidemiológico. Em 2010, foram notificados 34.218 casos da doença e a taxa de incidência de aids no Brasil foi de 17,9 casos por 100 mil habitantes.
(Informações fornecidas ao Blog pela Coordenação do COAS de Sobral.)