6
2012
Ferreira Aragão quer a CASA DO IDOSO em todo o Estado do Ceará.
Projeto de indicação 83/12, de autoria do deputado Ferreira Aragão (PDT), quer criar no âmbito do estado do Ceará a Casa do Idoso. O objetivo do parlamentar pedetista é proporcionar melhor qualidade de vida, atividades lúdicas e físicas compatíveis com a condição do idoso. “O idoso precisa de locais apropriados para a convivência diurna, onde poderão receber abrigo, alimentação, cuidados específicos etc”, comentou Ferreira Aragão.
Para o projeto ter êxito, é necessário realizar convênios entre o Governo Federal, Estado e Municípios, tendo por objetivo a transferência de recursos financeiros destinados á realização de obras em imóveis próprios, bem como a aquisição de materiais de natureza permanente, visando à implantação dos referidos centros de assistência.
A população de idosos com 60 anos ou mais no Ceará aumentou 61% em dez anos. Dados do Censo 2010 confirmam que esse contingente etário está em 1,063 milhão de pessoas. Embora o crescimento siga a tendência nacional, o último estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que avalia as ´Condições de funcionamento e infraestrutura das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) no Brasil´, elaborado entre os anos de 2007 e 2008, aponta que no Ceará só haviam 30 destas instituições.
Marconi Alves – Assessoria de Imprensa