24
2012
Séries C e D são suspensas pelo presidente do STJD, Guarany não joga no final de semana.
O presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Aprobatto, determinou nesta quarta-feira (23) a suspensão das Séries C e D do Campeonato Brasileiro. As competições, que teriam início no próximo sábado (26), não podem ocorrer até que sejam julgadas as ações de times que brigam por vagas.
Santo André/SP, Treze/PB, Rio Branco/AC, Brasil de Pelotas/RS e Araguaína/TO disputam as últimas vagas para a disputa da Série C. Com medidas judiciais destes time ainda sem solução, se tornou inviável o começo das competições na data programada.
O clube paulista briga para recuperar a vaga na Terceira Divisão, que perdeu quando a CBF acatou liminar da Justiça Comum gaúcha e concedeu vaga ao Brasil de Pelotas. O pedido de suspensão partiu da equipe do Santo André e foi acatada pelo Tribunal. Na Paraíba, a 1ª Vara Cível de Campina Grande ordena por meio de liminar que o Rio Branco-AC ceda sua vaga ao Treze.
Segundo o presidente do STJD, o prosseguimento das competições, mesmo com as ações dos clubes em andamento, poderia causar complicações para o Campeoanto Brasileiro e clubes envolvidos, além de ferir normas da Fifa.
Em seu despacho, Rubens Aprobatto afirma que é “óbvio que a soberania de cada País pode editar normas a respeito de matéria desportiva”. Porém, “sendo essas normas contrárias às da Fifa, a entidade internacional pode, sem ferir a soberania do País, desfiliar o atleta, o clube ou a entidade a ela filiados”.
O imbróglio judicial envolvendo os times que lutam pelas vagas na Terceirona pode resultar em punições e também no desfiliamento da CBF junto à Fifa, que será informada da decisão pelo STJD.
Fortaleza se manifesta
O diretor de futebol do Fortaleza, Jorge Mota considera que indefinições só prejudicam os clubes e entidades envolvidos na realização do Campeonato Brasileiro. Ele também lembrou que decisão interrompe o planejamento tricolor, que já começaria a vender os ingressos para o jogo de estreia nesta quinta-feira (24).
“Isso está chegando a um ponto que prejudica muita gente. Acredito que a CBF vá ao STJ (justiça comum) para que o órgão uniformize as decisões judiciais dos estados. Essa suspensão é ruim pra todo mundo, porque causa uma indefinição muito grande. Nós já estávamos com os ingressos prontos para começar a vender amanhã (quinta)”, afirma Jorge Mota.
“Se o adiamento for de, no máximo, duas semanas, pode até ser bom. Teremos tempo para uma melhor preparação além da recuperação de alguns atletas”, avalia.
(O povo online)
GUARANY DE SOBRAL
A torcida do Cacique do Vale que vive a expectativa da estréia do Bugre, vai esperar um pouquinho mais.
Fonte: Sobral Agora.