out
30
2014

BRASIL – POLÍTICA – Made in Brasilia…

1. De Olho no STF…

Agora que a presidente Dilma Rousseff se reelegeu, petistas já começam a crescer o olho para a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal com a saída de Joaquim Barbosa.

Por enquanto, o partido tem ao menos dois nomes bem cotados para a vaga: Luís Inácio Adams e José Eduardo Cardozo. Mas eles disputam ainda com nomes como o jurista Heleno Torres.

Se caminhar em favor de um dos dois auxiliares da presidente, a decisão pode abrir uma dança das cadeiras no ministério.

—————————————————————————————————————————————————-

2. PMDB, aliado/inimigo: Presidente do Senado promete derrubar decreto dos Conselhos, e impor derrota á Dilma.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), demonstrou estar em sintonia com o PMDB na Câmara e afirmou, nesta quarta-feira (29), que os senadores também derrubarão o Decreto Presidencial 8.243/2014, que cria a Política Nacional de Participação Social (PNPS) e regulamenta os conselhos populares. Ontem (28), a proposição foi rejeitada por meio de projeto de decreto de legislativo apresentado pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE), em sessão plenária conduzida pelo presidente da Câmara, o peemedebista Henrique Eduardo Alves (RN).

A derrubada do decreto foi orquestrada por Henrique Alves em conjunto com a oposição, além de boa parte dos aliados. Segundo Renan, existe um clima de “insatisfação” também entre os senadores, em razão da polêmica que o assunto causou ao ganhar o noticiário. “Ela [a matéria] ser derrubada na Câmara não surpreendeu, da mesma forma que não surpreenderá se for – e será – derrubada no Senado”, declarou o senador.

————————————————————————————————————————————————–

3. Campeão em processos no STF será vice-governador em Roraima…

Campeão em processos no Supremo Tribunal Federal (STF) entre os atuais parlamentares, o deputado Paulo César Quartiero (DEM-RR) trocará a Câmara pelo governo de Roraima. Eleito vice-governador na chapa encabeçada pela governadora eleita Suely Campos (PP), Quartiero deixará o Congresso com 12 pendências judiciais no Supremo Tribunal Federal (STF): seis ações penais (processos criminais) e seis inquéritos (investigações preliminares).

As acusações contra o deputado vão de formação de quadrilha, crimes ambientais e contra o patrimônio e até sequestro e homicídio qualificado. Um dos líderes da bancada ruralista no Congresso, Quartiero se tornou conhecido em 2008 como líder dos arrozeiros na disputa com os índios macuxi, na reserva Raposa Serra do Sol. Na época, ele era prefeito de Pacaraima (RR), onde fica o território.

Com a mudança de cargo, seus processos deverão seguir para o Tribunal de Justiça de Roraima, já que apenas os governadores têm a prerrogativa de serem julgados somente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Também perderá a prerrogativa de responder ao Supremo outro deputado do DEM com problema na Justiça. Alvo de outras 12 investigações, mesmo número de Quartiero, Lira Maia (DEM-PA) saiu das urnas derrotado. Ele era candidato a vice na chapa de Helder Barbalho (PMDB-PA).

—————————————————————————————————————————————————

4. Verdade ou Mentira: Sarney diz ser ‘farsa’ vídeo de voto em Aécio

No momento em que registrou seu voto, Sarney tem um adesivo em que se lê “Dilma 13” na lapela do terno. Cinegrafista da TV Amapá, no entanto, focaliza a mão que seria de Sarney digitando 45.

Por meio de sua assessoria, o senador José Sarney (PMDB-AP) negou ter votado no colega Aécio Neves (PSDB-MG) no último domingo (26), como sugere vídeo feito pela TV Amapá, retransmissora da TV Globo no estado, no momento em que Sarney digita sua escolha. Já viralizado na rede, o filmete reproduz a reportagem sobre a votação de Sarney em Macapá, seu novo domicílio eleitoral.

“A informação do presidente [Sarney] é a seguinte: isso é falso. Ele não considera verdadeiro esse vídeo, que está no contexto dessa sujeira que foi a internet na campanha eleitoral. São calúnias, campanhas de desconstrução de imagem, de desmoralização, de destruição de reputações, esse esgoto que virou a internet. Ainda mais na campanha no Amapá, que foi muito dura, muito suja, com máquina pública sendo usada a torto e a direito”, disse ao Congresso em Foco um dos assessores do ex-presidente.

————————————————————————————————————————————————–

5. Por Lauro Jardim I: Depois da derrota, Aécio continuará de férias…

Aécio Neves(PSDB) voltou ao Rio de Janeiro. Caiu na cama e acordou um pouco mais tarde no dia seguinte ao resultado final das eleições. Pretende descansar nos próximos dias em sua fazenda, na cidade de Cláudio(MG), com a mulher e os filhos.

Depois, viajará ao exterior por mais uns dez dias. Só aí, então, que retomará o batente, já como líder inconteste da oposição.

—————————————————————————————————————————————————

6. Por Lauro Jardim II : E os vídeos de Aécio não apareceram…

Essa campanha serviu, entre outras coisas, para acabar com um mito recente da política brasileira.

Nos últimos anos, e com mais intensidade desde o início de 2014, espalhava-se entre aqueles que tinham restrições a Aécio Neves que o tucano não resistiria a uma campanha presidencial.

Motivo: existiriam vídeos e fotos comprometedoras de Aécio em noitadas. A descrição das imagens variava de interlocutor para interlocutor. Mas todos eram unânimes em descrever cenas picantes ou desmoralizadoras, daquelas que destroem qualquer pretensão de um político para sempre. Muitos dos interlocutores garantiam já ter assistido aos tais vídeos.

Pois bem, Aécio disputou uma campanha presidencial contra um PT com a faca nos dentes e, como se comprovou, disposto a tudo (ou a “fazer o diabo para se eleger”, na expressão de Dilma). E nada apareceu. Era papo-furado.

————————————————————————————————————————————————–

Para refletir: Não pense nos momentos difíceis como o fim do mundo, e sim como mais um obstáculo a ser superado. Pois é dos momentos difíceis que se cresce.
————————————————————————————————————————————————-

Produção:Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos