1
2025
BRASIL – Policia Federal: Denuncia grave de corrupção usando o DNOCS com dinheiro de “emendas parlamentares”. A casa tá caindo…
Ministro Flávio Dino do STF determinou o bloqueio de R$ 23 milhões e suspendeu o pagamento de construtoras por uso indevido de emendas parlamentares em contratos do DNOCS. Embora não seja investigado, há suspeitas de envolvimento do deputado federal Robério Monteiro (PDT-CE) no redirecionamento de verbas. A partir da decisão, a Polícia Federal fez uma operação na sexta-feira (28/11).
Investigações da PF e da CGU identificaram superfaturamento superior a R$ 20 milhões, execução parcial ou inexistente dos serviços de pavimentação e até mesmo uso de fotos falsas para comprovar a realização das obras.
“De maneira mais escrachada, foi identificado o uso de fotos falsas para comprovar a realização das obras. A utilização de imagens de outros locais ou manipuladas para simular a execução de serviços é uma grave irregularidade que compromete a transparência e a confiabilidade do processo de fiscalização. Mais do que isso: comprova, de maneira irretorquível, que a empresa contratada fraudou a execução do contrato ora analisado, dolosamente”, diz um trecho do relatório da Polícia Federal.
Além das investigações, bloqueio de valores e suspensão de pagamentos, o ministro determinou a busca e apreensão de documentos e celulares, a quebra de sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático dos responsáveis pela Construmaster e Locação de Máquinas Ltda e da Construtora Monte Carmelo Ltda EPP. O ministro também autorizou o compartilhamento dos dados com dois inquéritos sigilosos (INQ 4992 e do INQ 4993).
Investigação – A CGU identificou que emenda parlamentar de Robério Monteiro resultou em uma manobra administrativa do DNOCS para a formalização de um contrato com recursos da emenda de comissão. Também há indícios de que o deputado teria se beneficiado politicamente de outro contrato, ainda que este não constasse formalmente como proveniente de emenda parlamentar.
O MPF apontou atuação de Robério Monteiro como parte do suposto desvio, com evidências de que verbas foram redirecionadas a municípios cearenses administrados por familiares do deputado. O relatório menciona transferências financeiras do dono da Construmaster para o irmão do deputado e parte teria sido direcionada a ele.
Fonte: Poder85
Postado por Bené Fernandes







Tel: (88) 3611-4536

