set
29
2015

BRASIL – CORRUPÇÃO: Novo delator diz ter feito repasse a Eduardo Cunha(PMDB) no exterior

A BOA CUNHA

O lobista João Augusto Rezende Henriques, novo delator da Operação Lava Jato, afirmou ter feito repasses para um conta do exterior que teriam como beneficiário o presidente da Câmara,Eduardo Cunha. É o segundo delator da Operação a citar o peemedebista. Em julho, o lobista Júlio Camargo relatou ter pago propina a Cunha.

Henriques, de acordo com a investigação daPolícia Federal, atuaria como homem de confiança do PMDB junto à Diretoria Internacional da Petrobras, principal empresa investigada pela Lava Jato.

De acordo com o depoimento, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o valor se refiria a um contrato da Petrobrás para exploração de petróleo em Benin, país africano próximo à Nigéria. Segundo Henriques, uma comissão foi transferida para uma conta no exterior a pedido de uma pessoa chamada de Felipe Diniz. Posteriormente, o lobista descobriu que o titular da conta era o hoje presidente da Câmara. Ele não soube explicar porque foi pedido que a transferência fosse feita àquela conta e afirmou que nunca se encontrou com Cunha.

O depoimento de Henriques, por citar um detentor de foro privilegiado, foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Ministério Público da Suiça informou, segundo o jornal Folha de S. Paulo, que Henriques também está sendo investigado no País.

Procurado pela Folha de S. Paulo, Cunha não quis comentar o depoimento. “Lava Jato também é com o meu advogado. Não vou falar”, disse em um evento na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

JÚLIO CAMARGO

Em julho, o lobista Júlio Camargo relatou que também teria pago propina a Cunha. De acordo com o ele, o peemedebista teria recebido para facilitar a assinatura de contratos de afretamento de navios sonda entre a Samsung Heavy Industries e a diretoria de Internacional da Petrobras. Pelo contrato de US$1,2 bilhão, Cunha teria embolsado mais de U$40 milhões.

Na época do contrato, o diretor internacional da Petrobras era Nestor Cerveró, que teria negociado o contrato com o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB dentro do esquema da Petrobras investigado pela Operação Lava Jato. Ele, Cerveró e Baiano foram condenados pela 13ª Vara Federal de Curitiba, em agosto, a 12, 16 e 14 anos respectivamente. Camargo, entretanto, cumprirá a pena em regime aberto diferenciado.

Redação O POVO Online

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2015
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930