maio
26
2015

BRASIL – ENEM 2015: Veja agora tudo que você precisa saber sobre o ENEM.

Foi dada a largada para o início das inscrições do Enem 2015. Confira o que você precisa saber para se preparar para a prova.

a boa enem

As inscrições para o Enem 2015 poderão ser feitas a partir das 10h desta segunda-feira (25) através da página oficial do Inep. O prazo se encerra às 23h59 do dia 5 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 63 e deve ser paga até às 21h59 até o dia 10 de junho somente no Banco do Brasil por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU simples). Não haverá prorrogação do prazo de pagamento da taxa de inscrição. 

Ficam isentos da cobrança todos os alunos de escola pública ou que comprovarem renda familiar mensal por pessoa até 1,5 salário mínimo (R$ 1.182). Os alunos isentos da taxa de inscrição que não comparecerem nas provas do Enem deverão justificar a ausência para não perder a isenção no ano seguinte.

Para se inscrever, o candidato deve, primeiramente, informar o número do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o seu RG na página principal. É importante guardar a senha de acesso ao portal e o número gerado ao final da inscrição. Além disso, o estudante precisa escolher a cidade do local de prova do Enem 2015. Veja aqui como pedir atendimento especial no Enem 2015.

Este ano, travestis e transexuais poderão usar o nome social após a inscrição pela internet.Os interessados deverão enviar cópia do documento de identificação, formulário preenchido e foto recente pelo sistema de inscrição entre os dias 15 a 26 de junho, ou seja, após o período de inscrição. No dia das provas, as pessoas trans deverão ser tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade. Além disso, usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam. Em 2014, foram feitos 95 requerimentos por telefone para o uso do nome social.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, às 13h30, conforme o horário de Brasília. No primeiro dia, os candidatos realizam as provas de ciências humanas e suas tecnologias e a de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e trinta minutos. Já no segundo dia prova, acontecem as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e a redação, com duração de cinco horas e trinta minutos.

No dia de provas, os alunos deverão levar uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, além do documento de identidade original. Também é permitido levar lanches e água para consumir durante a prova. Durante a prova, não é permitido usar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, anotações e impressos. O candidato também não poderá comparecer ao local de prova usando óculos escuros, bonés, chapéus, gorros e similares. Aparelhos celulares ou qualquer tipo de eletrônicos devem ser guardados no porta objetos com lacre, embaixo da cadeira, até o final do exame.

Com a nota do Enem é possível participar de programas como o Sisu, que oferece vagas em faculdades públicas; o ProUni, para quem deseja conseguir uma bolsa de estudo em instituições privadas do ensino superior; e o Sisutec, que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso, a nota do Enem vale como certificação de conclusão do Ensino Médio e o a chance de ingressar em universidades portuguesas. 

Segurança Enem 2015

No Enem 2015, os malotes com as provas terão lacre eletrônico. Eles serão abertos após as 13h e até 13h30, depois que todos os estudantes já estejam sentados na presença de uma terceira pessoa para reduzir as possibilidades de vazamento das provas. No ano passado, uma foto da página do caderno de provas que continha a proposta de redação do Enem vazou momentos antes do início do segundo dia do exame. A Polícia Federal confirmou o vazamento, denunciado inicialmente por um estudante do Piauí.

Correção das provas

As provas do Enem 2015 deverão ser realizadas em caneta de cor preta fabricada em material transparente. A redação deverá ser transcrita na “Folha de Redação” sem emendas ou rasuras. Os rascunhos e as marcações feitas pelos candidatos nos Cadernos de Questões não serão considerados válidos para a correção da redação.

As questões objetivas serão corrigidas com base na metodologia TRI (Teoria de Resposta ao Item). A redação será corrigida por dois corretores de forma independente. Cada corretor atribuirá uma nota entre zero e 200 pontos para cada um das cinco competências. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências. Será considerada discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de 100 pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos.

A nota final da redação do Enem 2015 varia entre zero (0) a mil (1000) e será atribuída da seguinte forma:

1. Caso não haja discrepância entre os corretores, a nota final será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores;

2. Caso haja discrepância entre os corretores, a redação será corrigida por um terceiro corretor de forma independe;

3.
 Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores anteriores, a nota final será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo desconsideradas as demais notas;


4.
 Caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos dois corretores anteriores, a nota final será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo desconsideradas as demais notas;


5.
 Caso haja discrepância entre o terceiro corretor e os dois corretores anteriores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores. Esta banca atribuirá a nota final do participante, desconsiderando as anteriores.

6. Veja aqui o que caracteriza nota zero no Enem 2015.


Resultados do Enem 2015


Os gabaritos oficiais das provas objetivas do Enem 2015 serão divulgados até o dia 28 de outubro 
no site oficial do Inep, órgão do MEC responsável pelo exame. As notas individuais estão previstas para publicação em janeiro de 2016. Os participantes terão acesso às suas provas de redação após a divulgação do resultado no endereçohttp://enem.inep.gov.br/participante

A nota do Enem pode ser usada para participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas no ensino superior público; do Programa Universidade para Todos (ProUni), que disponibiliza bolsas de estudo em instituições particulares e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos. O Enem é também pré-requisito para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para concorrer a bolsas de intercâmbio pelo programa de mobilidade internacional e para obter o diploma de conclusão do ensino médio.

Fonte: http://noticias.universia.com.br/

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos