abr
1
2015

SOBRAL – RECORDANDO: Eleições 1988 – A Eleição que deu inicio as “mudanças na Política de Sobral”. Veja detalhes desse história.

Eleições de 1988 – O inicio de uma nova página política da história de Sobral. Tudo começa com a velha política “feijão com arroz”, com a união familiar de Prados e Barretos, para depois seguir um “novo rumo” na história. Depois de uma rivalidade histórica entre as duas famílias.

1988 – Uma disputa que mais uma vez envolve a familia “Prados e Barretos”, com um pequeno e significante diferencial, agora “unidas”, mesmo depois de anos de disputas eleitorais. Mas  foi justamente naquele ano(1988) que o Partido dos Trabalhadores (PT) nascia para a disputa eleitoral em Sobral.

A Eleição foi vencida por José Parente Prado com 24.205 votos, vencendo o Padre José Linhares Pontes, outra novidade na política de Sobral, que obteve 22.639 votos e tinha como Vice: Cid Ferreira Gomes.

Naquela época, os votos eram “contados manualmente”, e diziam nos bastidores, que os “mesários” eram “orientados” a grudar votos, ou seja, se os fiscais não fossem espertos, rapidinho o que seria 2 poderia se transformar em 20, era só acrescentar um zero. E assim, como as apurações duravam até dois dias, um resultado era mudado da “noite para o dia”, e diziam que nem sempre aquele que terminava vencendo na noite, terminava por ganhar as eleições no dia seguinte.

Nos distritos, era aí que o “bicho pegava”, predominavam o “Curral” como dizia as oposições, e quando abriam as “temidas URNAS DO BARACHO”…Eram dez prá um, em favor dos Prados, e dizem que “aquele” que votava contra era perseguido depois das eleições, chegando até a mudar de lugar.

Recordando…

a boa amisgos pedro r

Pedro Fernandes e Rivana Rocha – PT.

No Facebook do amigo Audino Lopes, encontrei a dupla que disputou pelo PT em 1988, abrindo assim a condição do PT ser protagonista de sua história em Sobral.

Nas eleições de 1988 tivemos como candidato á Prefeito, Pedro Fernandes e como vice, Rivana Rocha, que obtiveram apenas 258 votos.  Para não perdermos esse “trem da história”, nosso Blog traz toda a votação das eleições de 1988. Ressaltar que nesse ano, também tivemos a estréia desse Blogueiro na política de Sobral. Sendo o mais votado do PT de Sobral com 537 votos, na nossa contagem paralela foi 680, mas como quem mandava eram os “dedos” dos mesários, oficialmente apareceu essa votação. Época difícil, não tinha internet, não tinha fiscalização, quem mandava realmente era o “dinheiro”.

Dos partidos tidos como esquerda na época, o PSB elegia seu primeiro Vereador, Francisco Edilson Aragão com 664 votos, numa coligação envolvendo PCB/PDT/PSB.

2015 – Dos atuais Vereadores, muitos dos que estão aí apareceram como estreante naquele ano, a exemplo do Vereador Presidente Zezão eleito na época com 799 votos. O Ex-Vereador Dr. João Alberto, também fazia sua estréia na política, sendo eleito como 2º mais votado, com 1.401 votos. O grande campeão de votos foi Domício Pereira com 1.686 votos. Dos atuais, não eleitos na época, Gegê Romão e Rogério Arruda. 

De 1988 até nossos dias muitas coisas mudaram.

Nas eleições seguintes:

1. Dr. Ricardo Barreto seria eleito Prefeito de Sobral tendo como vice Façanha Júnior e Sobral viveria  o seu pior momento de sua história, com o entra e sai de prefeitos numa briga judicial sem fim. Nessa eleição, Edilson Aragão foi candidato á Prefeito pelo PT obtendo mais de 7 mil votos e as esquerdas elegeriam à Vereador, Luciano Linhares e Veveu Arruda(Atual prefeito de Sobral). O resto dessa história muitos já conhece, mas eu vou contar depois…

2. Cid Gomes seria eleito deputado estadual e Pimentel Gomes, o candidato derrotado para Prefeito é eleito Federal. Padre Zé iniciaria um mandato como Deputado Federal que duraria 6 mandatos ininterruptos.

3. Com o apoio do PT, Cid Gomes seria eleito Prefeito de Sobral tendo como Vice Edilson Aragão e Sobral teria um “rumo certo” na construção de uma nova história. E a história se arrasta até hoje, mas tudo isso começou realmente em 1988.

Confira a votação das eleições de 1988, dados oficial do TRE-CE.

a boa eleição

a boa eleição 2

A NBOA ELEIÇÃO 3

A BOA ELEIÇÃO 4

Fonte: Sobral Agora. 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos