mar
26
2015

BRASIL – Governadores nordestinos só ganharão mais se conseguirem ajudar a aprovar o Ajuste Fiscal

a boa amigos governadores

(Brasília-DF, 26/03/2015)  Os governadores nordestinos apresentaram nesta quarta-feira, 25, duas pautas a Presidenta Dilma Rousseff, que foi acompanhada na reunião pelo Vice Presidente, Michel Temer.

Uma administrativa e outra política.  A Presidenta ganhou com uma “Carta dos Governadores do Nordeste” com seis pontos onde é dada ênfase a defesa do Estado de Direito e pela defesa de um amplo entendimento nacional, porem na pauta administrativa os governadores ficaram pressionados a só terem mais conquistas, especialmente no aumento dos financiamentos, se conseguirem convencer suas bancadas federais a aprovarem o ajuste fiscal.

O ministro Aloízio Mercandante, da Casa Civil, durante à coletiva dada aos jornalistas no Salão Leste do Palácio do Planalto, disse que os grandes investimentos do BNDES e dos outros bancos públicos terão redução no subsídio e que isso só se resolverá no futuro a partir dos resultados do Ajuste Fiscal, fundamental, segundo ele para que o País volte a ordem e torne a crescer.

A Política Real questionou o Ministro Mercadante se os grandes investimentos, efetivamente, do BNDES, que historicamente opera com pouco mais de 12% do total de sua carteira no Nordeste, assim como o BNB, que não opera mais no PAC desde da “política econômica anti-cíclica” – só voltarão se os governadores apoiarem o ajuste fiscal, ele preferiu afirmar que outros bancos como o Banco do Brasil e a Caixa operam bem no Nordeste e que existem muitos projetos do BNDES para a região , que ainda não foram plenamente desembolsados, porém evitou dizer se eles avançarão antes do ajuste fiscal ser votado no Congresso Nacional.  O Mercado da construção civil no Nordeste recuou fortemente com a paralisação dos empreendimento do Minha Casa, Minha Vida, operado pela CAIXA.  Esta questão vem preocupando muito o governador Flávio Dino, do Maranhão.

Os governadores do PMDB, Jackson Barreto, do Sergipe, e de Renan Filho, de Alagoas, preferiram não participar da coletiva aos jornalistas.  O governador da Bahia, Rui Costa, fez questão de afirmar que a polêmica aprovação do novo indexador das dívidas dos Estado por parte da Câmara Federal e que tende a ser aprovado no Senado Federal, na semana que vem, não foi tratado na reunião dessa tarde-noite.   O governador de Pernambuco, o socialista Paulo Câmara, um especialista em finanças públicas, participou da coletiva mas não se manifestou – franziu a testa quando o governador petista da Bahia, Rui Costa, afirmou que a discussão do indexador da dívida, que aflige o Planalto, não é importante para os Estados do Nordeste.  A Câmara Federal aprovou o novo indexador por 389 votos, uma votação considerada categorica.

O governador Wellington Dias, do Piauí, um dos mais experientes entre os governadores nordestinos e que defende uma uma “concertação política” que inclua Executivo, Legislativo e Judiciário para atender os Estados do Nordeste, não participou da coletiva.  Ele defende que se apresse a solução judicial, hoje no âmbito do Supremo Tribunal Federal, para a nova divisão dos recursos do Pré-sal.  Este tema não entrou nas prioridades administrativas e acabou não sendo tratado com a Presidenta Dilma

A Política Real apurou que houve um anti-climax entre os assessores dos vários governadores nordestinos de que a grande vitoriosa do encontro foi a Presidenta Dilma e que os governadores agora ficaram sócios do ajuste fiscal.

A Política Real questionou o líder do Governo na Câmara Federal, deputado José Guimarães(PT-CE), sobre este quadro de ganha-e-perde.  Ele disse que haveria ganhos imediados e lembrou o “Cinturão das Águas”, no Ceará, um dos maiores programas hídricos do Nordeste à exceção da Transposição do São Francisco.    Mercadante disse, aos jornalistas, que algumas demandas são imediatas e serão atendidas “porque são emergenciais”, citando como exemplo o combate à seca. “A melhoria da oferta de água é emergencial, já estamos fazendo e vamos acelerar”.

Ficou nítido depois de mais de 3 horas de um longo encontro no Planalto:  Dilma Rousseff ganhou e os governadores nordestinos arrumaram mais problemas para cuidar.

Por: Genésio Araujo – Politica Real.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos