mar
3
2015

BRASIL – Cunha recua e não vai mais pagar passagens aéreas para cônjuges de deputados

A BOA EDUARDO 2

Após a repercussão negativa na opinião pública e a pressão popular, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados deverá se reunir nesta terça-feira (3) para rever a decisão de permitir a compra de passagens aéreas para cônjuges dos parlamentares. A informação foi dada na tarde desta segunda-feira pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha.

“Estamos sempre subordinados à vontade da opinião pública. E se nós fizemos algo que a repercussão não está positiva, cabe a nós fazermos mea culpa e corrigirmos.”, afirmou. Cunha irá propor, segundo ele, uma regra para os parlamentares não poderem comprar passagens para cônjuges. As exceções deverão ser solicitadas pelo parlamentar a partir de justificativa com critério a ser definido pela Mesa.

Pela decisão, que deve ser revista, os deputados podem utilizar o valor da cota para pagar a passagem aérea dos seus cônjuges, desde que o trajeto seja entre o estado de origem e Brasília. Até essa decisão, os bilhetes aéreos só podiam ser emitidos para os deputados e seus assessores de gabinete.

A pressão que Cunha vinha sofrendo partia também de membros da própria Casa.  Quatro partidos (PT, PSDB, Psol e PPS) já tinham anunciado que abririam mão do uso da verba para cônjuges. O líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP) disse ter ficado feliz com o recuo de Cunha. “Não tinha o menor cabimento, era inexplicável que dinheiro público viesse a custear passagem de esposas e maridos de parlamentares”, afirmou.

O partido havia entrado com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir o pagamento. O ministro do STF Teori Zavascki, por sua vez, negou o pedido na sexta-feira (27) e pediu mais informações para a Câmara obre a questão.

Com relação a outra polêmica, que seria a construção de um shopping com recursos públicos, o presidente negou a notícia. “Isso é uma coisa que está em estudo e o shopping não vai ser construído com dinheiro da Casa. O shopping é a forma de viabilizar a participação da iniciativa privada para bancar a obra da Câmara sem despesa para a Câmara”, disse.

Segundo Cunha, a proposta do anexo 5, uma de suas promessas de campanha, ainda está em estudo e a ideia é buscar uma parceria com a iniciativa privada para a construção do prédio que deve abrigar mais gabinetes para os parlamentares. O presidente voltou a afirmar que há recursos já reservados para as obras.

Via Ceará Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos